Quando comecei a me interessar por investimentos lembro que não fazia nem ideia de onde entrar para começar. Neste artigo vou te mostrar os 5 passos mais importantes (se você seguir os 5 passos garanto que você vai conseguir) para começar a investir seu dinheiro de forma inteligente.

Se você quer um empurrãozinho para sair da zona de conforto e seguir estes passos você tem que ler este artigo! Saia da zona de conforto e cresça!

1 – Por que você quer investir?

Saiba muito bem o por quê você quer investir e é bom que este motivo seja bem convincente, se não for, seu cérebro logo vai desanimar e desistir. A partir disso:

  • Coloque um prazo para que isso se realize (Se possível mês e ano)
  • Coloque os pés no chão, pense em algo que possa ser alcançado e que, ao mesmo tempo, seja desafiador
  • Explique isso tudo para uma criança, se ela entender você está no caminho certo.

2 – Guarde uma parte do seu salário

Sempre que seu salário cair na conta separe uma porcentagem dele, o mais indicado é separar 20%, mas você pode começar com porcentagens menores. O importante é começar a criar a habito de poupar.

3 – Abra uma conta poupança

Comece isso já! Mesmo que ainda não saiba quais são os melhores investimentos abra uma poupança e coloque o dinheiro lá. Depois que você escolher o melhor investimento você pode transferir o valor para sua corretora e fechar sua conta.

4 – Procure uma corretora

A corretora é a intermediadora entre você e o investimento que quer fazer. Neste link você pode encontrar todas as corretoras reconhecidas pela BM&FBovespa. Para que você consiga eleger a melhor corretora para o seu investimento você deve prestar atenção a alguns pontos importantes:

  • Se a corretora trabalha com o investimento no qual você quer adquirir
  • Se o atendimento ao cliente é rápido e eficiente
  • Se o custo benefício das taxas cobradas valem a pena (Não necessariamente a corretora com as menores taxas possue o melhor atendimento ou produto)

5 – Estude o melhor tipo de investimento

De acordo com o propósito de investimento escolhido no passo 1, estude sobre os principais produtos de investimento disponíveis no mercado. Verifique o prazo do investimento, a rentabilidade, a segurança, as condições e a liquidez.

Por fim, transfira seu dinheiro da poupança para a corretora e comece a investir!

mapa do tesouro

BÔNUS!

6 – Desfrute do objetivo alcançado

Depois de alcançar sua quantia e conquistar seu objetivo estipulado no passo 1 comemore indo no seu restaurante preferido com aquela pessoa que você ama!
É muito importante comemorar todas as suas conquistas, por isso, não esqueça desta!

Conte-nos como está a evolução dos seus passos, estamos curiosos para saber!

Coach executivo e financeiro, co-fundador do Criando Futuro. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e International Coaching Community, Programação Neurolinguística pela Iluminatta Brasil. Já acumulou em sua carreira mais de 250 horas em atendimentos de coaching.