Economizar não é uma tarefa fácil para muita gente, mas saber como economizar dinheiro ganhando pouco, é desafiador. Em tempos de crise, guardar uma parte do salário é um verdadeiro desafio que precisa ser superado. Por isso, escrevi algumas dicas para economizar dinheiro – especialmente para quem não tem uma renda mensal alta.

5 dicas ensinam como economizar dinheiro ganhando pouco

Muita gente acredita que é preciso ganhar muito dinheiro para economizar e investir. Obviamente, é mais fácil guardar dinheiro quando você tem um salário alto, suficiente para as despesas mensais, alguns gastos “dispensáveis” e ainda economizar.

Mas, se você acha que apenas quem ganha muito pode poupar, saiba que esse é um grande erro. Algumas poucas mudanças de hábito podem fazer alguém que vive com o orçamento no limite a aprender como economizar dinheiro ganhando pouco.

1. Trate o dinheiro das economias como se fosse uma conta a pagar

Por sua honestidade, você pode dar prioridade às contas a serem pagas na hora que o salário cai na conta bancária. O resultado disso é que o salário cai no dia 5, as contas são pagas no dia 6 e, no resto do mês, o que sobra vai embora. Como não resta nada, você fica sem economizar. No mês seguinte a mesma situação acontece e, quando perceber, passam-se anos nesse ciclo vicioso.

Para evitar isso, interrompa o ciclo logo no seu começo. Se no início do mês as contas são pagas, trate o dinheiro a ser poupado como se fosse também uma conta a ser paga. Separe o montante destinado aos investimentos já no momento do pagamento em que o salário é depositado. Com isso, você perceberá como economizar dinheiro é mais fácil do que você imaginava!

2. Faça uma lista de supermercado

Muitas famílias gastam mais no supermercado do que gostariam, porque deixam de fazer uma simples lista. Chegam ao mercado sem planejamento e tentam lembrar do que precisam comprar à medida em que atravessam as prateleiras e as seções do estabelecimento.

Esse é um erro que acaba custando caro, porque o consumidor fica sujeito a levar produtos de que não precisava, apenas pela tentação de alguma promoção relâmpago. Ao levar a lista, você sabe exatamente o que precisa levar para casa e, por isso, evita prejuízos. Lembre-se que um dinheiro poupado, vira investimento.

3. Coma mais em casa ou leve comida para o trabalho

Outra causa de despesas altas é a alimentação fora de casa. Comer em restaurantes é muito mais caro do que comer em casa, por isso, sempre que possível, leve comida de casa para o trabalho. Seu bolso agradece. Sem contar que provavelmente sua alimentação será muito mais saudável fazendo uma comida caseira.

4.  Tome nota de todas as suas despesas

Muitas pessoas não sabem como economizar dinheiro, porque não sabem como o gastam. Ao anotar suas despesas e analisá-las ao menos uma vez por mês, você começa a perceber que gastos são realmente necessários e onde você está gastando de maneira desmedida. É importante que você anote as suas despesas e também as suas receitas, só assim poderá criar um planejamento financeiro eficaz.

Existem vários aplicativos que facilitam esse processo, tornando a tarefa mais prática. Se você não tem um smartphone, não tem problema, usar um caderno ou uma planilha no computador já resolve. Recomendo o aplicativo (gratuito) Organizze que você pode usar pelo computador ou smartphone, utilizo faz alguns meses e ajuda bastante no controle dos gastos.

Uma outra alternativa, para você que gosta de planilhas, é a nossa Planilha de Planejamento Financeiro, ela é gratuita e você recebe diretamente em seu e-mail (clique aqui).

5. Pague sempre as suas dívidas em dia

Pagar juros é sempre pior do que receber. E juros pagos em virtude do consumo são despesas desnecessárias, porque você paga sem ter nada em troca a não ser o fato de ter adquirido um bem de consumo mais rapidamente. Mas, como os juros para o consumo no Brasil são abusivos, essa é uma conta que normalmente não vale a pena.

Além disso, evite sempre que possível recorrer a empréstimos para pagar as despesas diárias, porque isso acaba virando uma bola de neve no futuro. Se você não conseguiu se virar esse mês com o salário e ainda fez uma dívida, no mês que vem vai ter que se virar para viver com o salário e ainda pagar os juros da dívida feita para sobreviver nesse mês. Pague sempre as dívidas em dia, evitando ao máximo pagar juros.

Quer uma vida financeira melhor? Matricule-se agora no Treinamento de Educação Financeira.

Informe o seu e-mail abaixo para garantir sua vaga, você terá uma surpresa.

Bruno Papi

Investidor desde 2011 na Bolsa de Valores, fundador do site General Investidor e co-fundador do Criando Futuro. Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos e cursando pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUCRS. Já concedeu mais de 50 entrevistas em diversas mídias, além de palestrar em empresas e universidades sobre investimentos.