5 filmes para investidores

Existem vários filmes que retratam o mercado financeiro, nem sempre como ele realmente é, mas podemos filtrar um pouco o conteúdo sabendo que ali se trata de uma representação romântica dessa área.

Algumas pessoas gostam de ler livros e outras de ver filmes, nós gostamos das duas coisas, porque dessa forma podemos nos divertir e ainda aprender sobre aquele assunto, sendo nos livros uma lição mais técnica e nos filmes mais dinâmica.

Lista de 5 filmes para investidores

Selecionamos 5 filmes sobre investimentos que recomendamos a você assistir ou rever, caso tenha visto, só que agora com uma visão de investidor e analisando os termos falados pelos personagens, como criaram suas riquezas, onde acertaram e erraram.

Esse é um bom jeito de convidar a sua família ou amigos para conhecer o universo das finanças, quem sabe eles se interessam em investir, assim como você.

O Lobo de Wall Street (2013)

O filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que trabalhou duro em uma corretora de Wall Street. Quando é oficialmente contratado como corretor, acontece uma grande crise e ele perde o emprego. Ambicioso, possui a ideia de montar sua própria empresa  que lida com papeis de baixo valor, chamados de penny stocks, e que não estão na bolsa de valores.

É interessante observar como ocorre a ascensão de Jordan no desenrolar do filme, como os riscos que corre, apostas que realiza pelos clientes, o funcionamento do mercado de ações e as consequências de suas atitudes.

Margin Call: o dia antes do fim (2011)

O filme conta a história de Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) que trabalham no setor de riscos de uma corretora. Certo dia, um dos protagonistas encontra um pen drive com informações confidenciais sobre os riscos acima do normal que a empresa vem assumindo nas especulações.

A importância dessa trama é a de avaliarmos os impactos de pequenos grupos na economia e até que ponto podemos assumir riscos.

Wall Street: Poder e cobiça (1987)

Um corretor de valores, chamado Bud Fox (Charlie Sheen), está decidido a subir rapidamente em sua carreira, seja qual for o preço. Durante sua trajetória ele percebe que talvez esse não tenha sido o melhor caminho para se tomar, mesmo sendo o mais curto para o sucesso.

Você vai enteder o que são os insiders, pessoas que possuem informações privilegiadas e que deveriam ser divulgadas para todos, mas não o fazem para obter lucros maiores. Esse tipo de conduta é ilegal e isso ficará bem evidente no enredo.

A Grande Aposta (2015)

Baseado em fatos reais, nesse longa retratam um empresário, Michael Burry (Christian Bale), que investe uma alta quantia do dinheiro do fundo que administra em uma aposta: o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em pouco tempo.

Ao saber dessa jogada no mercado financeiro, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) começa a oferecer a oportunidade a seus clientes, um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora. Enquanto isso, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt).

Wall Street: o dinheiro nunca dorme (2010)

Depois de sair da cadeia por praticar fraudes financeiras, Gordon Gekko (Michael Douglas), não podendo mais atuar no mercado financeiro, resolve dar palestras e escrever um livro (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência).

Sua filha não fala mais com ele, mas o genro de Gekko trabalha no mercado financeiro e o admira, sendo uma forma de reatar os seus laços familiares e, quem sabe, os seus negócios.

Indique os filmes que você gostou

Já assistiu algum dos títulos da lista? Nos conte o que achou, vamos gostar de saber. E se conhecer outros filmes que podem fazer sentido aparecer em uma lista como essa, escreva nos comentários para ajudar os alunos e alunas que estão vendo essa aula. 🙂

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.