Muitas pessoas me perguntam sobre o meu trabalho, o que eu faço especificamente dentro de uma sessão de coaching.

Existem infinitas áreas de atuação dentro dos meus processos de coaching, mas não é exatamente isso o mais relevante da minha atividade. O que existe de maior valor no processo são as descobertas e o desenvolvimento para a identificação e solução da raíz do problema.

 

Por que o Coaching funciona?

Quase todas as pessoas que passam pelo processo de coaching já sabem o que estão deixando de fazer ou o que as impede de alcançar os resultados.

 

Escuta ativa

Meu papel é o de escutar com muita atenção aos detalhes da sua fala e do seu corpo, reproduzindo as mesmas informações de volta.

Parece simples, não é? Mas quando foi a última vez que você sentiu que realmente estava sendo escutado.

Quando você teve a atenção e foco de alguém que escuta o que está sendo dito, escuta o que não está sendo dito, percebe os silêncios e as expressões corporais?

É quase como conversar com um espelho, você pode se observar e aprender consigo mesmo sobre o que está te limitando e o que pode resolver o seu problema.

 

Curiosidade

A medida que a escuta ativa está presente nas sessões a curiosidade proporciona perguntas como, por que desda forma? O que te faz pensar desta maneira? De onde você aprendeu isso?

Essas perguntas te levam a questionar as suas verdades e passar a observar de outra perspectiva.

As perguntas sem julgamento te levam a um estado de reavaliação do que é óbvio. Desta forma surgem os famosos insights que promovem a ações em direção ao objetivo.

 

Desafio

coaching homem

A tendência natural do ser humano é ir em direção a zona de conforto e ali ficar. Não é atoa que ela é chamada de zona de conforto, você se sente muito confortável lá e gosta bastante disso!

E como disse anteriormente em outro artigo, saia da zona de conforto, e cresça! Não existe crescimento dentro da zona de conforto.

Você precisa exercitar seus centros de inteligência, que segundo o eneagrama, são: o racional, o emocional e o instintivo. Ou seja, precisa raciocinar de forma diferente, sentir novas emoções e estimular seu corpo a novas ações.

O coaching ajuda você a dar pequenos passos para sair da zona de conforto, sem entrar na zona de pânico.

 

Insights

Conforme disse acima, os momentos de: Nossa, nunca pensei dessa forma antes! Te levam a desbloquear o que te impedia de caminhar em direção ao seus resultados desejados.

 

Comprometimento

Quando você já sabe o que deve ser feito a grande preocupação é de que o dia a dia não passe por cima do seu objetivo e que você não perca o foco. Por isso as sessões de coaching irão ajudá-lo a ter comprometimento com a meta estabelecida.

Com comprometimento as chances de alcançar seus objetivos aumentam consideravelmente, em alguns casos as metas são alcançadas antes mesmo do que era previso.

 

Suporte emocional

Todos nós precisamos de um ombro amigo em algum momento na vida e muitas vezes enfrentar os desafios não é uma tarefa fácil, por isso o coach traz motivação e suporte emocional para que você supere obstáculos que parecem ser impossíveis.

 

Velocidade

coaching mulher

A partir deste conjunto você passa a alcançar objetivos com muito mais velocidade do que o normal e de uma forma segura, pois os riscos são minimizados.

Estas são algumas das valiosas ferramentas que o coaching pode proporcionar durante um processo. Em tempos de crise onde é exigido fazer cada vez mais com menos, o coaching cai como uma luva para potencializar seus resultados.

Coach executivo e financeiro, co-fundador do Criando Futuro. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e International Coaching Community, Programação Neurolinguística pela Iluminatta Brasil. Já acumulou em sua carreira mais de 250 horas em atendimentos de coaching.