O Brasil é conhecido com o país dos juros, o problema é que só mostraram para você o lado ruim disso e agora vou te mostrar como pode se dar bem com essa situação.

A taxa Selic que menciono no vídeo é a taxa básica de juros brasileira, os bancos utilizam essa taxa para remunerar seus certificados de depósitos bancários (CDB) e emprestar dinheiro entre as instituições, conhecido também pela sigla CDI ou Certificado de Depósito Interbancário.

Como consultar a Selic?

Saber essa informação poderá te ajudar a calcular a remuneração de um CDB, uma LCI ou uma LCA e também verificar se um investimento é atraente.

A Selic não costuma ter grandes variações, por isso consultá-la o tempo inteiro não é necessário e nem recomendado, basta consultar uma vez por semestre ou antes de tomar alguma decisão.

Para consultar a taxa Selic acesse o site oficial Banco Central do Brasil (Acesse aqui o site do BCB), e visualize a aba “Taxa (%a.a.)”.

Como ganhar dinheiro sem fazer nada?

Para chegar nesse ponto, o de ganhar dinheiro sem fazer nada, é preciso um bom planejamento de longo prazo, paciência e muito esforço.

Investir em ativos que rendem a Selic são opções que podem te ajudar nesse planejamento, pois os juros são altos e muitos deles são seguros, garantidos pelo FGC ou pelo Governo, tais como LCI, LCA, CDB e Tesouro Direto.

Ao investir nesses ativos o seu dinheiro será remunerado pela taxa Selic ou alguma taxa pré-fixada, depois disso o dinheiro será pago no vencimento dos títulos ou papeis e até podem ser remunerados semestralmente, sendo o dinheiro depositado direto em sua conta na corretora.

Por que todo mundo não investe, então?

Nosso sonho é que todos os brasileiros fizessem investimentos e não dependessem apenas do Governo ou das previdências privadas para se aposentar.

Infelizmente, em nosso país, os investimentos ainda são vistos como “coisa de milionário” e muito arriscados.

A falta de informação de qualidade e acessível contribui para essa ignorância financeira da população, não existe um interesse de que todo o público saiba desses investimentos, é melhor para alguns empregadores e financeiras que todos continuem endividados, trabalhando cada vez mais e pegando muitos empréstimos, numa eterna corrida dos ratos.

Como sair da corrida dos ratos?

A corrida dos ratos é um termo do livro Pai Rico, Pai Pobre e abordamos isso no nosso curso principal (clique aqui para conhecer), na verdade essa frase representa o dia a dia do trabalhador que bate o cartão, faz muitas horas extras, volta para casa, paga as contas e depois retorna à rotina, praticamente sem lazer e em piloto automático.

Você pode trabalhar no que gosta, o que queremos é que você não dependa exclusivamente dessa renda, podendo tirar uma folga quando quiser e se aposentar quando quiser.

Continue acompanhando nossos vídeos e compartilhe com seus amigos!

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.