A pergunta clássica e o obstáculo para várias pessoas que querem começar a investir, como guardar dinheiro se não sobra nada no final do mês ou se resta algo, mal dá para investir.

Acha que respondemos só coisa fácil, igual alguns gurus? Nós adoramos desafios, por isso, essa pergunta não poderia ficar de fora.

Pensar onde aplicar milhões de reais e grandes quantias de salário não são tarefas muito complexas e tão pouco a realidade de muitos. Para solucionar isso basta um pouco de estudo e você pode alcançar rapidamente sua independência financeira, nesses casos esse Minicurso pode ser suficiente.

Agora o complicado mesmo é pegar gente sem grana, passando aperto e fazer essa pessoa sair de uma situação extrema até atingir o seu sonho, com dignidade e sem a ajuda de mais ninguém.

Não seja mentalmente pobre!

É duro ler isso, eu sei, também passei por essa etapa quando estava começando.

Para você se tornar mentalmente rico existe um longo caminho, você pode chegar no final dele com uma mentalidade pobre ou uma mentalidade rica, isso vai afetar diretamente a velocidade com que alcançará o seu objetivo principal.

Não me leve a mal, o que falamos aqui é sobre mentalidade e não riqueza ou pobreza material.

Existem diversos cidadãos carentes de dinheiro e que criam empresas incríveis, possuem sonhos invejáveis e fazem acontecer em vez de se lamentar, como também existem milionários que não sabem o que fazer com seu dinheiro e para eles o lema é “melhor gastar tudo hoje, não sabemos se estaremos vivos amanhã”, o problema para esses filósofos é que vão ficar vivos e com uma dívida gigante pro resto dessa vida.

Como guardar o dinheiro, Bruno?

Não existe fórmula, não tem magia, o negócio é simples e vou ser direto, você tem duas opções:

  • Gastar menos do que você ganha.
  • Ganhar mais do que você gasta.

Parecem iguais? Mas não são e vou explicar.

Quando você gasta menos do que ganha sua rotina possui um valor baixo e compatível com o que recebe, logo é possível fazer alguma extravagância e até investir essas sobras, já do outro lado você precisa encontrar formas de gerar renda extra para cobrir o rombo no orçamento.

O que o Pedro faria?

Vamos chamar o Pedro para ajudar a resolver essa parada, como ele vai fazer para atingir o sonho de se tornar independente financeiramente ganhando 1500 reais por mês?

Primeiro, temos que entender que o nosso amigo vive em modo low profile, isso significa que ele não liga para supérfluos de última geração e deve dividir suas despesas com alguém, eu diria que é com a namorada dele, a Mari. Vamos ver!

Pedro tem o sonho de alcançar a Liberdade Financeira, com a quantia de R$ 1500 por mês gerada de forma passiva, ou seja, sem trabalhar.

Ele consegue ser livre financeiramente com essa quantia porque optou por morar em um lugar mais humilde de uma cidade interiorana.

Sua namorada, a Mari, ajuda nas despesas da casa e juntos eles precisam de 3000 reais para viver confortavelmente, por isso o Pedro quer juntar pelo menos a parte dele nessa conta.

Se a Mari vive num estilo como o dele, isso será possível, agora se ambos decidirem aumentar a família precisam gerar alguma renda extra, porque é fato que esses números vão se multiplicar.

Os dois têm duas opções, arranjar um emprego que pague mais ou segurar os gastos com passeios.

Eles decidem que não vale a pena sacrificar os passeios e vão fazer horas extras para continuar com os planos de independência financeira no mesmo prazo, adicionando uma futura filha ou filho nesse sonho.

Percebe como podemos mudar nossa mente para pensar como bens sucedidos?

A Mari e o Pedro queriam ser livres financeiramente e agora já pensam também num bebê no meio dessa história, eles estão pensando como ricos, puxando a responsabilidade para eles e correndo atrás.

Espero que você esteja gostando das aulas até agora, se gostou compartilhe com seus amigos e nos ajude a educar muitas pessoas, além de deixar nos comentários sua dúvida sobre o tema que pode ser a dúvida de outros alunos.

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.