Essa é uma pergunta clássica nos processos de Coaching sejam financeiros ou voltados para desenvolvimento pessoal e profissional, como manter o foco nos objetivos?

Sempre que você elabora um objetivo por trás dele existe uma série de fatores que influenciam a nossa motivação. E todo ser humano é motivado por um dos fatores principais, dor ou prazer (se você quer conhecer a história proibida do coelho Stuart coloca seu e-mail nos comentários que envio para você!).

Rodrigo, como assim motivar pela dor?

Vamos usar como exemplo o caso do Pedro, assim fica mais fácil o aprendizado.

Pedro tem prova na sexta-feira, seu objetivo é passar de ano na faculdade, mas como hoje é segunda ele não está afim de estudar.

Os dias vão passando e quinta-feira a noite ele se lembra que não sabe nada do que vai cair na prova do dia seguinte, então resolve estudar loucamente e vara a noite comendo os livros.

Neste caso podemos perceber que o que motivou Pedro a estudar foi a possibilidade da dor de não ir bem na prova.

Analisando pelo ângulo dos investimentos

Agora vou levá-lo pelos objetivos de Pedro nos investimentos, pois ele já elaborou os seus objetivos e definiu um principal entre eles, falta manter o foco para colher os resultados.

 

Pedro tem a sua meta de alcançar a liberdade financeira ganhando $1500 por mês até 01/09/18. Vamos usar nossa máquina do tempo e ver o que aconteceu até o dia 25/02/16.

Pedro nem se lembra da sua meta!

Ele começou alguns investimentos, mas parou, pois não via muitos resultados e tinha outras coisas mais legais para comprar com seu dinheiro. Ele encontrou seu Coach por acaso em um evento e resolveram tomar um café

Depois de se queixar por não conseguir manter o foco no objetivo Pedro pede ajuda para o Coach.

O coach pergunta a Pedro: Quando você alcançar seu objetivo, o que isso vai te proporcionar?

Pedro nunca havia pensado nisso antes, então fica em silencio pensando. Seus olhos começam a brilhar, então ele responde: Nossa, quando eu alcançar a liberdade financeira não vou mais precisar me preocupar em pagar minhas contas, vou ficar tranquilo no final do mês, pois sei que o dinheiro está garantido. Vou poder aproveitar melhor o tempo com a minha família, minha namorada, meus amigos. Finalmente vou conseguir tirar umas férias e relaxar em alguma praia tranquila e deserta.

Pedro fala para o Coach que não precisa de mais nenhuma pergunta, pois já percebeu que está perdendo tempo não investindo no seu objetivo. Ele estipula um plano de ação completo e guarda na carteira assim sempre que precisar ele pode consultar o próximo passo rumo a sua liberdade financeira.

Saber os valores que estão por trás do objetivo é uma forma muito eficaz de manter o foco, pois são eles que trarão motivação para você continuar em frente.

No caso de Pedro alguns dos valores que estão envolvidos com a meta são: tranquilidade, família, felicidade e bem estar.

E os seus valores, quais são?

Se quiser deixe nos comentários e depois, avance para o próximo vídeo!

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.