Agora é oficial, o Governo liberou o saque do FGTS de contas inativas e mais de 30 milhões de trabalhadores vão ter o direito de retirar seu dinheiro.

Nessa aula vamos te ensinar tudo o que precisa saber sobre o saque de contas inativas do FGTS, quem pode sacar, quanto pode sacar, como consultar o seu saldo passo a passo e o que você pode fazer com esse dinheiro extra.

O calendário de saques já foi informado e começa a partir do dia 10 de março de 2017, veja se você é um dos sortudos ou vai ter de esperar mais alguns meses. Lembrando que o último dia para retirar o seu dinheiro é 31 de Julho de 2017, depois disso não será mais possível sacar nessas condições.

Nasceu em: Pode sacar em:
Janeiro ou Fevereiro 10 de Março
Março, Abril ou Maio 10 de Abril
Junho, Julho ou Agosto 12 de Maio
Setembro, Outubro ou Novembro 16 de Junho
Dezembro 14 de Julho

Tenho direito ao saque de conta inativa do FGTS?

Você pode fazer o saque se possui saldo em contas inativas até dia 31 de Dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando a empresa deixa de receber depósitos da empresa, isso ocorre devido à demissão com justa causa ou quando o pedido é feito pelo empregado.

Pode ser feito o saque de contas inativas mesmo se você ainda estiver trabalhando, porém não pode retirar o dinheiro de contas ainda ativas, por exemplo, do seu emprego atual.

Estou trabalhando, tenho direito a sacar?

Sim, se você possuir contas inativas até 31 de Dezembro de 2015, pode fazer o saque do saldo dessas contas. O que não poderá retirar é o saldo do seu emprego atual, pois a conta está ativa.

Tenho várias contas inativas. De qual posso sacar?

Você pode sacar de todas as contas inativas até a data de 31 de Dezembro de 2015, ou seja, se pediu demissão de 2 ou mais empregos até essa data e não sacou, poderá pedir todo aquele dinheiro que está em suas contas inativas.

Posso sacar tudo de uma vez?

Sim, não existe limite para saque. Com o Cartão Cidadão poderá sacar até R$ 3000,00 nos caixas eletrônicos ou lotéricas. Valores maiores só podem ser retirados nos caixas presenciais, dentro das agências da CEF, mesmo sem o Cartão Cidadão.

Como saber quanto posso sacar?

Você pode consultar o saldo das suas contas inativas do FGTS por meio do aplicativo ou site fornecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF), veja a explicação completa no vídeo abaixo.

Aplicativo do FGTS: Baixe pelo celular Consulte seu FGTS da Caixa
Site da Caixa: Caixa.gov.br
SMS (mensagem no seu telefone)
Telefone: 0800 726-0207
Agências e Lotéricas: No caso das lotéricas você precisa levar o Cartão Cidadão para ver o saldo.

Como consultar pela internet?

1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.

2. Informe seu NIS ou PIS e senha.
1 consultar fgts

3. Se for o seu primeiro acesso, clique em “Cadastrar Senha”.

4. Aceite os termos de adesão, o serviço é gratuito.

2 consultar fgts

5. Finalize seu cadastro, preenchendo os dados do formulário corretamente e a senha será enviada por correspondência ou e-mail.
3 consultar fgts

6. Com senhas em mãos, volte para o item 1 e acesse o sistema para consultar o seu saldo.

4 consultar fgts

Quais os documentos necessários pro saque?

Os trabalhadores que não possuem Cartão Cidadão ou que possuem o cartão, mas irão sacar valor superior a R$ 3.000,00, poderão sacar o FGTS em qualquer uma das agências da Caixa, levando:

  • Documentos pessoais (RG, CPF ou equivalentes);
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Número do PIS.

Pode ser que algumas agências exijam documentação adicional, verifique na mais próxima de você.

Sou obrigado a sacar o dinheiro?

Não, você pode deixar o dinheiro no FGTS, mesmo sabendo que não existe nenhum benefício em fazer isso.

O FGTS rende 3% ao ano mais taxa referencial (TR), isso é o equivalente a 50% menos do que a poupança e em aplicações mais seguras você pode conseguir quase 3 vezes mais, por exemplo, investindo no Tesouro Direto.

O que fazer com esse dinheiro?

É importante que você retire todo o seu dinheiro do FGTS, afinal está perdendo muito com ele parado lá. Não pense duas vezes para sacar.

Uma boa recomendação é primeiro deixar a casa em ordem, pagando as dívidas de cartão de crédito, empréstimo pessoal ou cheque especial.

Agora, se você não possui dívidas ou sobrou alguma coisa depois desse pente fino, então a melhor coisa que pode fazer por você mesmo é investir. Existem vários investimentos seguros, onde você pode começar a investir mesmo com pouca grana.

Compartilhe essa aula com seus amigos e amigas, assim eles podem se programar para fazer seus saques e já pensar o que fazer com o dinheiro extra que vai entrar.

Bruno Papi

Investidor desde 2011 na Bolsa de Valores, fundador do site General Investidor e co-fundador do Criando Futuro. Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos e cursando pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUCRS. Já concedeu mais de 50 entrevistas em diversas mídias, além de palestrar em empresas e universidades sobre investimentos.