Selic caindo 2017

No dia 22 de Fevereiro de 2017 o Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu para promover mais uma redução na taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, se você não sabe o que é taxa Selic antes de continuar a leitura acesse essa aula e entenda: Taxa Selic – O que é?

O Copom se reúne em datas predefinidas por dois dias, através de um calendário divulgado no começo do ano, para decidir sobre a manutenção da taxa de juros. A divulgação da decisão dessas reuniões ocorre sempre no 2º dia, após o pregão da Bolsa de Valores próximo das 18 horas.

Queda da Taxa Selic

No anúncio feito hoje às 18h, o Copom anunciou um corte de 0.75% pontos base, esse valor estava de acordo com o previsto pela maior parte dos economistas. Até essa data a taxa Selic encontrava-se em 13% ao ano e com esse anúncio de corte, a nova taxa está em 12,25% ao ano.

Tabela selic fevereiro 2017

Esse é o menor valor da taxa de juros brasileira dos últimos 2 anos e tudo indica que continuará em queda. Os analistas esperam que o Copom continue reduzindo a Selic nos próximos meses e que devemos encerrar 2017 com a meta da Selic em 9,5% ao ano.

A nova reunião do Copom será realizada nos dias 11 e 12 de Abril desse ano, onde o Comitê se reunirá mais uma vez para estudar o que fazer com a taxa de juros.

Como ficam os investimentos?

Quando a meta da Selic é reduzida pelo Copom, os títulos públicos são influenciados e, normalmente, suas taxas também caem, principalmente o Tesouro Selic que é pós-fixado na taxa Selic, ou seja, se movimenta junto com a taxa básica de juros.

Vale a pena acompanhar o índice de fundos imobiliários (IFIX) que, segundo especialistas do setor, pode ter o seu desempenho impactado positivamente. Tornando os investimentos em fundos imobiliários mais atrativos em comparação a renda fixa e ao principal índice de ações da Bolsa de Valores, o Ibovespa.

Coach executivo e financeiro, co-fundador do Criando Futuro. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e International Coaching Community, Programação Neurolinguística pela Iluminatta Brasil. Já acumulou em sua carreira mais de 250 horas em atendimentos de coaching.