Nesta quarta feira (8) o tesouro direto fez uma alteração nos títulos ofertados ao publico, neste post vamos falar o que há de novo e de que forma isso impacta os seus investimentos.

Se você ainda não leu o artigo que fala sobre o Tesouro Direto faça isso antes de continuar lendo este post.

O que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional brasileiro que te possibilita, investidor pessoa física, comprar títulos públicos federais por valores acessíveis, diretamente pela internet.

Existem diferentes tipos de titulo:

  • Prefixados
  • Os atrelados à inflação – IPCA
  • Os atrelados à taxa Selic

E dentro de um mesmo tipo de título existem também diferentes datas de vencimento. As alterações dos títulos foram exatamente neste quesito.

Deixaram de ser vendidos os títulos:

  • Tesouro Prefixado 2019
  • Tesouro Selic 2021
  • Tesouro IPCA+ 2019

E passam a ser vendidos:

  • Tesouro Prefixado 2020
  • Tesouro Selic 2023
  • Tesouro IPCA+ 2045

tabela novos titulos tesouro direto

Tenho um título que deixou de ser vendido. E agora?

Não há nenhum prejuízo para o investidor que tem em sua carteira os títulos que deixaram de ser comercializados, eles continuarão rendendo normalmente até a data de vencimento. Você pode fazer o resgate quando quiser ou esperar pela data de vencimento. O único ponto é que você não poderá fazer mais aportes neste título que deixou de ser comercializado.

Destaque

Destacamos aqui o título do Tesouro IPCA+ 2045, com vencimento em 15/05/2045. O título mais longo disponível para comercialização pelo Tesouro. Esse tipo de título, de longo prazo, protege o investidor da inflação, já que rende ao ano o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais uma taxa contratada no momento da compra – atualmente, na faixa dos 5,3%.

Por garantir ganho real independentemente do cenário econômico das próximas décadas, esse papel pode ser utilizado como uma boa opção de investimento para a aposentadoria, ainda mais com o rombo do INSS e as incertezas quanto à reforma da Previdência.

Ficou com alguma dúvida? Envie nos comentários!

Coach executivo e financeiro, co-fundador do Criando Futuro. Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e International Coaching Community, Programação Neurolinguística pela Iluminatta Brasil. Já acumulou em sua carreira mais de 250 horas em atendimentos de coaching.