A inflação é um índice que afeta o dia a dia de todos os cidadãos, seja um investidor ou não.

É bom conhecer o que é inflação e como se precaver desse mal que atingi principalmente os brasileiros, devido a alta taxa de inflação que enfrentamos faz muitos anos.

E, como prometido no vídeo da Poupança, vamos explicar tudo sobre a inflação e como é uma desvantagem não obter uma rentabilidade nos seus investimentos superior a isso.

O que faz a inflação subir ou cair?

Existem muitas causas para que a inflação oscile para baixo ou para cima, vou citar as principais:

  1. Demanda por produtos muito maior do que a oferta desses;
  2. Crédito alto e fácil para os consumidores;
  3. Aumento do custo de produção de produtos.

Esses eventos quando ocorrem geram um aumento ou uma diminuição no valor dos produtos, pois fazem os gastos da população aumentar ou os custos dos empresários, que repassam para os consumidores através da subida de preços dos produtos.

Como posso evitar a inflação?

Quando nós moramos em um país estamos sujeitos a viver dentro da Economia deste país, por isso, não existe como evitar a inflação.

Uma solução é procurar investimentos que paguem mais do que a inflação ou pelo menos protejam contra ela, ou seja, investimentos pósfixados e atrelados a inflação ou IPCA.

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, é o principal e mais utilizado índice para medir e consultar a inflação. Esse é o parâmetro que os jornais e analistas usam para informar o quanto a inflação subiu ou caiu em um determinado período.

Você pode consultar o IPCA no site do Portal Brasil, nessa página você poderá verificar o IPCA do mês ou o acumulado nos últimos 12 meses, esse acumulado é o mais recomendado para basear a sua tomada de decisão.

Quais investimentos protegem da Inflação?

Existem muitos investimentos que protegem e até superam a inflação, falamos bastante sobre eles no Curso Criando Futuro.

Um dos mais conhecidos que fazem parte dessa ampla lista é o Tesouro Direto, nessa modalidade você encontra várias opções para se proteger da inflação e conseguir fazer com que seu dinheiro renda uma quantia razoável, ainda mais se comparado a Poupança que desde 2014 perde para o índice IPCA.

 

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.