Muitos alunos chegam até nós com a dúvida de que querem investir e não sabem como, no entanto, eles não possuem a resposta de uma pergunta mais importante do que essa que é, quando começar a investir?

Essa pergunta parece ser tão óbvia que muitas pessoas, talvez seja o seu caso, não param para refletir sobre ela e esse pode ser um enorme engano que pode fazer com que você perca bastante dinheiro, apressando a sua trajetória como um investidor, sem que tenha a base financeira para dar esse passo.

Por que não posso investir agora?

O alicerce da Educação Financeira é formado por um tripé que definimos em:

  1. Disciplina
  2. Mindset
  3. Objetivo

Detalhamos mais no curso completo (clique aqui para conhecer) porque o conteúdo é bastante extenso para escrever nesse rápido texto, vou resumir para que me faça entender.

Sem um Objetivo você não consegue ter foco e determinação em suas decisões, sem a Disciplina não será capaz de ir atrás do Objetivo e sem o Mindset continuará com um pensamento pobre e limitador, impossibilitando que você alcance o sucesso financeiro, ou seja, se torne uma pessoa rica.

Quero investir, quando saber a hora certa?

O investimento em ativos que vão gerar renda para você, renda passiva sem que faça nada, é uma questão de dominar o tripé do Criador de Futuro, sabendo disso tudo o que vou escrever a seguir fará mais sentido para você e já poderá decidir se esse é o momento de investir, por exemplo, em Ações ou em um curso profissionalizante e até em um processo de coaching, portanto, investir em você.

Avaliando se deve investir em Ativos ou em Você

Vou criar uma situação hipotética para estudarmos e você possa adaptar para o seu caso, tomando a decisão de investir em você ou, finalmente, partir para a Bolsa de Valores. Vamos lá!

Pedro é um rapaz de 21 anos, recém formado, que possui uma quantia de R$ 5000 guardada na Poupança, porquê Pedro ainda não viu o vídeo que fizemos sobre o problema de investir na Poupança (seja mais esperto que ele e veja o vídeo aqui).

O sonho do Pedro é atingir a Liberdade Financeira, viver apenas da Bolsa de Valores e trabalhar com alguma coisa que gosta sem pensar apenas no salário, por isso ele quer comprar Ações e também Tesouro Direto com os cinco mil reais que juntou durante o tempo de faculdade, trabalhando como office boy.

O problema do Pedro é que não sabe como investir em Ações e nem no Tesouro Direto, além disso, o salário dele é muito baixo e só conta com esses 5 mil para realizar o seu sonho, vai apostar tudo em investimentos que desconhece.

Fica claro, na história acima, que Pedro não sabe o que está fazendo. Ele possui, aparentemente, uma das três pernas do Tripé do Criador de Futuro que seria o Objetivo, alcançar a Liberdade Financeira, e até alguma Disciplina para ter juntado essa quantia de R$ 5000 ainda tão jovem, porém o que ele não faz ideia é como aplicar tudo isso e ainda conseguir viver a sua vida, falta para o Pedro o Mindset.

Se o Pedro pegasse os 5 mil reais e abrisse um pequeno negócio ou investisse em um curso que o ensinasse a conquistar o seu sonho e de que forma ele poderia chegar lá, seria um investimento muito melhor e mais seguro, ao invés dele simplesmente comprar qualquer Ação na Bolsa de Valores e ver suas economias escoando pelo ralo, por ter feito a escolha precipitada.

Espero que tenha ficado claro para você que o “quando investir” é até mais importante do que o “como investir”, em vários casos investir em você é uma atitude mais sábia do que apostar tudo na recomendação de um analista ou amigo que sequer investe na Bolsa de Valores, afinal o conhecimento é algo que não pode ser tirado de você.

 

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.