Quem não está muito por dentro do mundo dos investimentos, pode ficar um pouco espantado com o rendimento do Tesouro Direto nos primeiros meses de 2017. Afinal, os balanços divulgados têm mostrado números expressivos.

Os dados referentes a maio, por exemplo, indicam crescimento da rentabilidade em quase todas as modalidades. Destaque para as acumuladas dos títulos Tesouro IPCA+ 2035 e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027, que registraram variação de, respectivamente, 6,66% e 7,81% no ano.

Já no que se refere à rentabilidade acumulada em doze meses, o título Tesouro Prefixado 2023, com alta de 25%, foi o que apresentou os melhores números. Mas, por que será que essa modalidade prefixada tem se mostrado tão rentável?

O que explica a alta no rendimento do Tesouro Direto

A equação é simples. O rendimento do Tesouro Direto está sendo considerado alto neste ano porque a taxa de juros também continua acima da média. Além disso, é preciso considerar que a inflação está bem baixa e controlada.

Como os títulos do Tesouro Direto são atrelados direta e indiretamente à Selic, é natural que aumentem a sua rentabilidade nesse cenário.

Inclusive, os títulos prefixados que refletem a expectativa do mercado de valores sobre a taxa de juros estão com rentabilidade alta, o que demonstra uma tendência.

Podemos entender ainda que o mercado acredita que a taxa de juros deverá continuar em queda esse ano, o que significa dizer que os títulos prefixados vão possuir um valor maior no curto e médio prazo.

Aproveite o bom momento

Se você também quer aproveitar o bom rendimento do Tesouro Direto e investir, basta se cadastrar no site oficial, através de uma corretora de valores, e possuir um CPF válido, já que os títulos ficam vinculados a esse documento.

Depois de cadastrado, é preciso escolher os títulos que deseja adquirir e disponibilizar o valor suficiente para realizar a compra na conta da corretora que fará os demais trâmites da operação.

No entanto, fique atento: os títulos do Tesouro Direto possuem vencimento e é preciso respeitar esses prazos. Você pode consultar as data antes de adquirir o título e isso deve ser levado em conta na tomada de decisão.

Em caso de venda antecipada, o que é permitido, você ficará sujeito a oscilações de preços, podendo obter um rendimento maior ou menor que o esperado ao final do prazo.

A garantia de rendimento do Tesouro Direto ocorre apenas na data de vencimento e saber disso é essencial para se investir nessa modalidade, principalmente para quem busca segurança nas suas aplicações.

Bruno Papi

Investidor desde 2011 na Bolsa de Valores, fundador do site General Investidor e co-fundador do Criando Futuro. Bacharel em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos e cursando pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUCRS. Já concedeu mais de 50 entrevistas em diversas mídias, além de palestrar em empresas e universidades sobre investimentos.