Você quer fazer o seu dinheiro render bastante e sabe ou já ouvi de alguém que as Ações são uma boa opção para isso, porém tem medo e só consegue investir pensando em segurança.

Nessa aula vamos dar dicas de como diminuir ou até perder esse medo, sem nenhum grande segredo e entregando o fato que pode ser o grande obstáculo para que você consiga investir em Ações, atingindo a sonhada composição da sua carteira de investimentos.

Investir em Ações é seguro?

Para investir em ações você deve ter em mente que se trata de Renda Variável, isso significa que ela pode oscilar para cima e também para baixo.

As Ações, diferentemente da Renda Fixa, não são garantidas pelo FGC ou por qualquer instituição e por esse motivo não podem ser classificadas como seguras.

Por que investir em Ações?

Existe uma frase no mundo dos investidores bem conhecida, que é “O retorno é proporcional ao risco“.

Em ativos com baixo risco, como na Poupança, o retorno é muito pequeno porque você não está arriscando o seu dinheiro e não vai ter grandes surpresas, logo é justo que receba uma remuneração baixa e fixa por essa tranquilidade.

Quando falamos de Ações já pensamos em risco, por isso o retorno esperado nesse investimento é muito maior do que na Poupança, afinal se você está arriscando perder o seu dinheiro deveria ser melhor remunerado, certo? Essa é a linha de raciocínio.

Quero investir em Ações!

Calma aí, pequeno gafanhoto, isso é ótimo e é bom você saber primeiro onde está pisando.

Você sabe o que são Ações? Entende que além de ganhar bastante, você também pode perder tudo o que investir?

É importante conhecermos aquilo onde estamos aplicando o nosso suado dinheiro, saber o que são Ações, qual o motivo da suas subidas e descidas de suas cotações, o que é uma cotação, quem define esses preços e como comprar/vender Ações… Enfim, existe um longo caminho para percorrer e finalmente, investir em Ações.

O medo é apenas a primeira etapa para se superar e, em seguida, buscar o conhecimento para eliminar de vez esse temor e criar um planejamento eficaz para o longo prazo.

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.