Conhecido por muitos como vilão das finanças e por outros como dinheiro infinito, vamos explicar como usar o cartão de crédito e se vale a pena ter um.

Além desse vídeo, vamos apresentar uma série de informações úteis sobre cartões de crédito e as formas corretas de utilizá-los, o que é parcela mínima, como fugir dos juros exorbitantes e manter seu orçamento em dia.

Você tem ou quer ter um cartão de crédito? Confira o nosso estudo completo.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, esse instrumento é fantástico para controlar suas finanças e botar a casa em ordem, só é preciso saber usar.

Com o cartão de crédito você ganha um fôlego de 30 dias para pagar uma conta e quebrá-la em vários pedaços para caber no bolso, as chamadas parcelas.

Posso usar sempre o cartão de crédito?

Muitos cartões de crédito dão pontos de benefícios que podem ser trocados por alguns prêmios e vantagens, porém nem todos valem a pena e você precisa avaliar cada um desses casos.

Fora essas possíveis vantagens, é necessário prestar atenção na sua geração de renda, ou seja, quanto dinheiro você ganha por mês e não deixar, em nenhuma hipótese, as parcelas ultrapassarem essa quantia.

E se eu fizer mais parcelas do que posso pagar, Bruno?

Bom, nesse caso a coisa fica feia e o que antes era um aliado na Educação Financeira, agora vai se tornar o seu pior pesadelo.

Quando pagamos as parcelas em dia e no seu valor máximo, o cartão de crédito é nosso amigo e no caso contrário será o nosso inimigo nas finanças, porque os juros são enormes e as parcelas, quando atrasadas, vão aumentar de valor rapidamente e será difícil bater essa dívida.

Quero ter um cartão de crédito

O que recomendamos é que negocie muito a taxa anual do seu cartão de crédito e se possível busque cartões sem anuidade, uma opção que usamos é o Nubank.

Está gostando dessas dicas e conhece alguém que precisa ler isso? Compartilhe com essas pessoas e vai para o próximo vídeo!

Redação Criando Futuro

Assuntos reunidos e editados pela equipe do Criando Futuro, ajudando no seu desenvolvimento pessoal e suas finanças. Dúvidas ou sugestões, envie pelo Fale Conosco.