Aulas

WhatsApp Pay é seguro? Saiba como ativar, configurar e usar!

WhatsApp Pay é seguro? Saiba como ativar, configurar e usar!

Você já está usando o WhatsApp Pay para pagar e receber pagamentos dos seus familiares e conhecidos? Ou vai dizer que ainda não utilizou o serviço por não entender se ele é seguro ou por não saber como configurar essa solução no seu celular?

O WhatsApp inovou com essa alternativa para facilitar as transações financeiras entre pessoas por meio de um recurso que envia e recebe dinheiro de forma gratuita pelo aplicativo de mensagens.

Mas, será que é uma boa utilizar esse serviço ou é melhor seguir com as ferramentas já oferecidas pelos bancos digitais? O que é preciso para ativá-lo? Entendemos as suas dúvidas e compreendemos, afinal, esse é um serviço novo.

Por isso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

O que é WhatsApp Pay?

Quando anunciou a implementação do WhatsApp Pay, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook — empresa que também é dona do WhatsApp — disse que o objetivo é tornar o envio e recebimento de pagamentos tão fácil quanto compartilhar uma foto. E isso se concretizou.

O WhatsApp Pay é uma ferramenta para pagamentos dentro do aplicativo de mensagens. A finalidade é facilitar e tornar mais acessíveis as formas de pagamentos entre as pessoas, já que o WhatsApp é um dos apps de mensagens mais utilizados no mundo.

Tenha em mente que “Pay”, em Português, significa “pagar”. Assim, a utilização do serviço consiste, basicamente, em cadastrar um cartão que tenha função débito (ou múltiplo) e seja vinculado a um dos bancos participantes para que seja possível realizar transações.

Ou seja: não é possível fazer pagamentos via cartão de crédito, pois o saldo enviado à outra pessoa será descontado automaticamente da sua conta, como se fosse uma transferência entre contas.

Daqui a pouco, você verá como funciona o método de pagamento e conseguirá tirar suas conclusões se Zuckerberg atingiu seu objetivo.

Falamos do fato de o WhatsApp ser um dos apps mais baixados no mundo, e no Brasil não é diferente. Inclusive, junto da Índia, somos os países que mais utilizam o aplicativo.

Por esse motivo, o serviço de pagamentos surgiu primeiro aqui e lá, você sabia? No Brasil, o WhatsApp Pay foi lançado oficialmente no dia 4 de maio de 2021.

Quanto custa para usar o WhatsApp Pay?

O WhatsApp não cobra nenhuma taxa para enviar ou receber dinheiro. Porém, é preciso ter atenção ao seu saldo no banco porque o valor é descontado da sua conta corrente, como tínhamos alertado. Assim, se a conta estiver zerada e você tiver cheque especial, o pagamento será debitado desse limite. E entrar no cheque especial pode ser uma furada.

Além disso, se você utilizar os dados móveis para efetuar as transações via WhatsApp Pay, a sua operadora pode fazer a cobrança pelo serviço de acordo com o seu plano ou pacote de dados. Sendo assim, essa não é uma cobrança específica do WhatsApp, mas da companhia telefônica.

Quais são os limites para enviar e receber dinheiro?

De acordo com a empresa, há um limite diário e mensal para a quantia de dinheiro que você pode enviar e receber no WhatsApp Pay:

É possível enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transações por dia, ou R$ 5.000 por mês. Ao atingir o limite, você precisará aguardar o dia seguinte para fazer uma nova transação.

Além disso, o seu banco pode estabelecer outros limites para o envio e o recebimento de dinheiro pelo WhatsApp. Por isso, caso haja dúvidas entre em contato com a instituição para obter mais informações.

Afinal, o WhatsApp Pay é seguro?

O WhatsApp Pay é habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos — entidade autorizada pelo Banco Central — e processado pela Cielo no Brasil. Por isso, podemos entender que a ferramenta é segura, sim.

Além do mais, apenas os bancos autorizados pelo Bacen podem ser cadastrados na ferramenta e isso já garante uma certa segurança. A seguir, confira quais são essas instituições.

Quais bancos permitem usar o serviço?

Por ora, apenas nove instituições participam do serviço de pagamentos do WhatsApp — as principais instituições financeiras do país, inclusive:

  • Banco do Brasil: Visa;
  • Banco Inter: Mastercard;
  • Bradesco: Visa;
  • Itaú: Mastercard;
  • Mercado Pago: Visa;
  • Next: Visa;
  • Nubank: Mastercard;
  • Sicredi: Mastercard e Visa;
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.

Como ativar o WhatsApp Pay?

Vale ressaltar que o sistema de pagamentos do mensageiro não está disponível para WhatsApp Web e nem para utilização pelo computador, apenas no smartphone.

Veja que, apesar de serem várias etapas, configurar o WhatsApp Pay não tem mistério. Acompanhe o passo a passo:

  1. para ativar o serviço pela primeira vez, atualize seu aplicativo antes de iniciar;
  2. acesse seu WhatsApp e vá nos três pontinhos que ficam no alto do app, do lado direito;
  3. procure pela opção “Pagamentos” e clique em “Começar”;
  4. leia os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp, do Facebook e todos os termos da Cielo;
  5. crie um PIN de seis dígitos para utilizar o serviço;
  6. cadastre também a biometria para efetuar as transações, caso seu telefone conte com esse recurso;
  7. insira os dados pessoais que serão solicitados, como nome completo, CPF e endereço;
  8. cadastre seu cartão de débito pela numeração que pode estar na frente ou no verso do cartão. Lembre-se: um cartão que é só de crédito não poderá ser cadastrado como forma de pagamento;
  9. você receberá um SMS do seu banco para liberar a forma de pagamento. Saiba que isso só será necessário durante o cadastro. Após a ativação, os dados do cartão serão salvos automaticamente.

Finalizado o preenchimento das informações, seus dados para pagamentos já estão ativos no sistema. Agora, é só fazer as transferências e receber pagamentos.

whatsapp pay aplicativo

Como pagar e receber pagamentos via WhatsApp?

Para enviar dinheiro, você pode acessar “Pagamentos” ou abrir uma conversa com a pessoa que receberá a quantia e clicar no clipe de “Anexar”:

  • abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em Anexar > Pagamento;
  • insira o valor que você deseja enviar. Também escreva um recado informando do que se trata o pagamento;
  • como o WhatsApp Pay já está configurado e verificado, é só clicar em “Pagar”;
  • finalize com a sua impressão digital ou digitando o PIN.

Já para receber as transferências, também é necessário configurar o app com uma conta em um dos bancos autorizados e cadastrar seu cartão de débito.

Após isso, ao receber um pagamento toque em “Aceitar pagamento”. Importante: você tem dois dias para aceitar o pagamento, caso contrário, o saldo voltará para a conta do remetente.

Posso cadastrar mais de uma conta no WhatsApp Pay?

Sim, é possível adicionar mais de uma conta no serviço de pagamentos. Veja só:

  • após configurada a primeira conta, acesse “Pagamentos”;
  • clique em “Serviços”;
  • procure pela opção “Adicionar forma de pagamento”;
  • insira os dados do novo cartão e autentique da mesma forma como fez na primeira vez.

No campo “Serviços”, você verá todas as contas cadastradas no sistema. Então, ao utilizar o recurso, é só escolher para qual conta receber ou de qual conta transferir.

Tenha em mente que qualquer pessoa pode utilizar o WhatsApp Pay, basta ter o aplicativo instalado no telefone e conta em um dos bancos listados anteriormente.

Agora que você entendeu melhor como funciona o serviço, é só aproveitar os recursos gratuitos da plataforma!

Gostou dessa novidade? Compartilhe com os seus amigos pelo botão de whatsapp abaixo para que também aprendam como utilizar!

Categorias: Negócios