Aulas

Os melhores investimentos a Curto Prazo e Longo Prazo

Os melhores investimentos a Curto Prazo e Longo Prazo

Investir nos melhores investimentos a curto prazo ou longo prazo é o desejo de muita gente, mas a maioria não tem noção de como realizar esse desejo ou quais são os investimentos ideais para as suas necessidades.

As pessoas investem para ganhar dinheiro. Afinal, ninguém em sã consciência aplica pra perder, não é? E também tem muita gente que investe para ver se o rendimento faz sentido para a sua realidade, porém verificam isso só depois de realizar a aplicação.

Essa atitude é um sinônimo de perder oportunidades e precisamos de cautela nesse momento. Uma vez que enxergamos isso, é preciso encontrar os investimentos de curto e longo prazo que tenham o perfil que você deseja.

Quais são os seus objetivos específicos para investir? Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve, então continue a leitura para conhecer os melhores investimentos para você!

Como definir seus objetivos?

A fim de estabelecer metas, você precisa definir:

  • Seus ganhos e gastos por mês;
  • Quanto terá disponível para investir;
  • Em quanto tempo você quer estar com seu dinheiro disponível de novo;
  • Quanto você quer ganhar nesse período.

O tempo é uma das coisas mais importantes nessa decisão, pois ele definirá os melhores investimentos de curto prazo para você — de 1 a 5 anos  ou, se você pretende investir para conseguir resultados acima da média, precisará pensar em aplicações de longo prazo.

Quanto você tem e quanto tempo poderá deixar investido?

Agora, precisamos ver as opções de aplicações pra cada caso e, antes de decidir, você precisa saber qual é o seu perfil de investidor.

É uma pessoa mais cautelosa ou você pode correr mais riscos? Isso com certeza influenciará a decisão dos melhores investimentos a curto prazo ou longo prazo.

A sugestão da maioria dos investidores é variar as suas opções, pulverizar o quanto o seu dinheiro permitir. Não é o que acredito, no entanto, prefiro manter em poucos e bons investimentos que me permitem entender em que o meu patrimônio está aplicado.

Como se proteger e arriscar calculadamente?

Recomendamos que antes de começar a pensar em investir, você entenda os princípios da educação financeira, zerando as dívidas (caso tenha alguma) e gerando mais renda extra.

Quer aprender como organizar as finanças e fazer renda extra? 
Entre no nosso Treinamento de Educação Financeira (gratuito e online)

Dependendo do investimento que pretende realizar, deveria pensar em avaliar o cenário e calcular os próximos passo. O mercado costuma dar sinais de futura queda ou alta e a política anda de mãos dadas com a economia, então mantenha os olhos nas notícias relevantes e no comportamento dos índices econômicos.

Melhores Investimentos de Curto Prazo

Aplique uma parte maior em títulos de renda fixa, porque esses investimentos permitem que você saiba quanto ganhará no final.

CDB (Certificado de Depósito Bancário) que tem prazos entre 30 dias e 5 anos, pode render até o dobro da poupança. Além disso, conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que ressarce até R$ 250.000,00 por CPF e por Instuição, então se por algum motivo o banco quebrar — o que é difícil, mas pode acontecer – você tem essa garantia.

É importante que você saiba que alguns investimentos de renda fixa, antes do vencimento, podem ser semelhantes a renda variável, por isso é bom que o seu objetivo esteja claro para não correr o risco de perder dinheiro com vendas antecipadas.

Para objetivos de curto prazo, os melhores investimentos são encontrados na renda fixa, pois na renda variável (como as ações) não existe uma garantia de retorno e, muito menos, como saber qual será o rendimento. 

Melhores Investimentos de Longo Prazo

Na renda fixa também existem investimentos para longo prazo, por exemplo no Tesouro Direto que oferece títulos de 3 a 30 anos.

No entanto, quando falamos de décadas de investimentos as ações são imbatíveis, pois elas têm um potencial de valorização superior ao da renda fixa, desde que sejam escolhidas com uma boa análise.

Conclusão

Antes de escolher o seu investimento, você precisa definir os seus objetivos e, em seguida, será muito mais fácil encontrar quais aplicações fazem mais sentido.

Um investimento de longo prazo pode prender o seu dinheiro, apesar de render mais, gerando frustração e até prejuízos em resgates antecipados, enquanto investimentos de curto prazo não costumam render muita coisa, mas podem ser mais seguros e líquidos.

Essa aula te ajudou de alguma forma? Compartilhe com os seus amigos, assim eles também podem aprender mais sobre investimentos!