Como a maioria das pessoas que possui algum capital excedente sabe, dinheiro parado significa perdas com a inflação e outros fatores que desvalorizam a moeda ao longo do tempo.
Diante disso, surgem muitas dúvidas sobre quais são as melhores formas de investir que farão com que seu dinheiro trabalhe por você de forma eficaz.
Pensando nessa questão, o post de hoje traz algumas considerações, especificamente a respeito das opções do mercado dos fundos de investimento, se baseando no seu perfil de investidor. Confira!
O que são os fundos de investimento?
Fundos de investimento é na verdade uma categoria bem específica de aplicação. trata-se de uma espécie de condomínio, ou seja, onde várias pessoas aplicam seu dinheiro através da aquisição de cotas, e um especialista, chamado de gestor, administra esse patrimônio visando as melhores formas de rentabilização, mediante algumas taxas dependendo do caso e da performance do investimento.
Qual seria o seu perfil de investidor?
Em primeiro lugar, para saber com mais exatidão qual seriam os melhores tipos de fundos de investimento para você, é necessário ter bem definido qual é o seu perfil de investidor, ou seja, qual é a quantidade de capital que você dispõe para investimento? A qual nível de risco você está sujeito para tentar obter uma maior rentabilidade? Qual é a sua disposição para acompanhar as variações do mercado financeiro?
Outros fatores que devem ser levados em consideração é a idade do investidor, que deve se preocupar em manter seu patrimônio conquistado ao longo da vida, e o conhecimento prévio a respeito do mercado financeiro.
Você é aquele tipo de investidor que prefere uma vida menos arriscada?
Aos investidores que não admitiriam de forma alguma ter seu patrimônio comprometido com perdas em seus investimentos, mas que também não se importariam em deixar de aproveitar oportunidades que só seriam possíveis em aplicações que envolvam algum tipo de risco, um dos tipos de fundos de investimento que são mais adotados por este perfil, e também dos mais indicados por consultores, são os baseados em renda fixa, como os títulos públicos de curto prazo (com vencimento em até um ano) ou os fundos referenciados DI que colocam a maior parte do seu patrimônio atrelados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Existem também os fundos de renda fixa propriamente ditos, onde o investimento é diversificado em vários tipos de investimentos com índices prefixados e que possuem a vantagem de poderem se aproveitar de quedas na taxa de juros.
É daqueles que não tem medo de assumir riscos para lucrar mais?
Então o ideal é que você procure fundos de investimento mais complexos que exigem um maior acompanhamento por parte do gestor, como os fundos de ações, no qual podem ser adotados diversos tipos de estratégias diferentes, como investir por marca, segmento e etc.
Uma alternativa também são os fundos multimercados, no qual a ideia é diversificar o patrimônio em vários tipos de investimento, como, moeda estrangeira, ações, alavancagem, mercados futuros e vários outros tipos. Aqui a possibilidade de ganhos é realmente muito superior a de quem investe em fundos mais conservadores e, em contrapartida, a possibilidade de ter que arcar ou passar por algum revés temporário é provável.
Escolher os melhores tipos de fundos de investimento é algo que depende em primeiro lugar da capacidade do gestor, das suas próprias características e de como você lida com o seu dinheiro, além disso, é fundamental sempre estar informado quanto às fontes de educação financeira e outras formas de consultoria, de forma que você não faça nenhuma loucura, mas que também não perca grandes oportunidades de lucro dentro do seu perfil.
Escolhendo o melhor fundo de investimentos
Como escolher o melhor fundo para investir, dentre dezenas de milhares de fundos que existem no mercado? Cada banco e corretora pode formar o seu fundo e talvez você sequer consiga conhecer todos. É pensando nisso que o App Renda Fixa desenvolveu uma ferramenta para analisar fundos de investimentos e (a melhor notícia!) é totalmente gratuita: acesse a busca de fundos de investimentos (link)!
Gostou dessa dica? Compartilhe com os seus amigos através dos botões de redes sociais abaixo!
Por: Bruno Papi