Aulas

Plano de Negócios: o que é e como elaborar o seu?

Plano de Negócios: o que é e como elaborar o seu?

Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades, nos meses iniciais de abertura do negócio, por não planejarem corretamente. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.

Começando a empreender

Todo empreendedor possui muita energia e criatividade, qualidades fundamentais para transformar uma ideia em algo concreto, para criar uma empresa, para administrar corretamente e para fazê-la crescer.

O processo de empreender é constituído de quatro etapas:

  1. identificação de oportunidades;
  2. elaboração do plano de negócios;
  3. captação de recursos;
  4. gerenciamento.

Na primeira etapa, gerar ideias e identificar oportunidades, você deve utilizar sua criatividade intuição e experiência para detectar oportunidades. 

A segunda etapa é elaborar o plano de negócios, ecreva os detalhes sobre o seu empreendimento e um modelo de negócio que sustenta a empresa.

Na terceira etapa você deve buscar recursos, busque recursos financeiros físicos humanos e tecnológicos para iniciar as atividades do seu negócio.

A quarta etapa é gerenciar a empresa, você tem a responsabilidade de manter a empresa viva e garantir sua evolução.

Mas, o que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento do ponto de vista da estratégia do mercado das operações e da gestão financeira.

Tem como proposta escrever o que é e o que pretende ser uma empresa, é uma forma de pensar o negócio, sobre onde ir e como ir mais rapidamente, o que fazer para diminuir incertezas e riscos. É mais do que um apanhado de ideias, o plano de negócios traz uma lógica que permite refletir sobre diversos aspectos da sua empresa, com base no plano, é possível analisar o mercado e os números antes de tomar decisões e, enquanto busca por informações, você adquire conhecimento sobre o setor e sobre fornecedores, clientes e concorrentes.

Por que fazer um plano de negócios?

O plano de negócios possibilita ordenar e analisar as ideias com o objetivo de avaliar a viabilidade da empresa e, caso seja inviável por motivos financeiros, técnicos ou de mercado, chega a esta conclusão no papel e não na prática, após meses de atividade ou quando você já investiu todo o seu capital. Reduzindo bastante o risco, mesmo antes de iniciar o seu projeto.

Esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise. Um plano de negócios é importante para organizar as idéias ao iniciar um novo empreendimento, orientar a expansão de empresas já em atividade, apoiar a gestão do negócio, seja em seus números, seja em suas estratégias, facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros, além de possibilitar a captação de recursos, sejam financeiros, sejam humanos.

Como fazer um plano de negócios?

Um plano de negócios pode ser inscrito para vários públicos, para conhecer mais sobre um mercado em que a empresa atua, para estabelecer acordos internos e alinhar as estratégias, para criar estratégias conjuntas, para obter empréstimos e ter acesso a serviços financeiros, para obter recursos de pessoas ou empresas interessadas no negócio, para conceder crédito, para compra e negociar formas de pagamento, para vender os benefícios dos produtos ou serviços e para melhorar a comunicação interna, gerando comprometimento e fazendo com que os colaboradores saibam o seu papel no negócio.

Um plano de negócios apresenta três funções principais:

  • Como instrumento de planejamento, avalia o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional, assim é possível ter uma noção prévia do funcionamento da empresa. 
  • Como instrumento de diagnóstico, avalia a evolução da empresa para cada aspecto definido no plano, assim é possível realizar um acompanhamento comparativo entre o previsto e o que vem sendo realizado, tomando medidas para corrigir desvios. 
  • Como ferramenta de financiamento,  facilita a obtenção de capital de terceiros, quando o capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos.

Você já tem um plano de negócios ou pensam em montar um? Podemos ajudar nessa etapa.

Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento, constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

Conte conosco e conheça o nosso treinamento para empreendedores, totalmente online, no curso Criando Futuro.