Aulas

O que é melhor: comprar imóveis ou investir em Fundos Imobiliários?

O que é melhor: comprar imóveis ou investir em Fundos Imobiliários?

O legal de trabalhar com imóveis é a sua alta flexibilidade de utilização como forma de investimento. 

Conseguimos rendimentos na compra e venda deles, na disponibilização dos imóveis para serem alugados ou até mesmo na aplicação de valores. Esses valores vão para empresas privadas para que empreendimentos sejam construídos, por exemplo, através de Fundos Imobiliários.

Com essa variedade, dá para pequenos, médios e grandes investidores alcançarem bons retornos e diversificarem seus investimentos ao máximo.

Mas, a dúvida permanece: devo comprar imóveis ou investir em Fundos Imobiliários?


A diferença entre as duas modalidades é enorme, apesar de ambas serem do setor imobiliário.

Primeiro, é bom saber que os fundos imobiliários podem ser atrelados diretamente a imóveis ou indiretamente, comprando dívidas de negócios imobiliários.

Esses fundos ou FIIs, como são popularmente conhecidos, são negociados na Bolsa de Valores através de um Home Broker disponibilizado por uma corretora de valores, com preços que podem variar entre 20 reais por operação ou até gratuitamente.

Já os imóveis são negociados diretamente com os vendedores ou por intermédio de um corretor imobiliário, além disso, devem ser realizados diversos trâmites legais em um cartório como pagamento de impostos e transferência de propriedade.

Como investir no setor imobiliário?

Existem diferenças muito distintas em cada tipo de investimento e para cada um, existe o tipo certo de investidor.

Cada investidor possui uma característica própria que é conciliada com suas necessidades antes da construção de sua carteira de investimentos.

Essas características podem ser mais conservadoras ou arrojadas, conforme as descrições abaixo:

  • Conservador: Os investidores conservadores irão preferir investir em investimentos de origem mais segura, nos quais as rentabilidades são previsíveis e o risco é baixo, ou seja, eles vão preferir investir na renda fixa. 
  • Arrojado: Os investidores arrojados irão preferir investir em ativos mais arriscados, dentre os quais há maior potencial de rentabilidade e os riscos são maiores, ou seja, eles vão preferir investir na renda variável. 

Dica: se você está começando a investir agora, mas ainda tem algumas dúvidas, convido a participar do nosso grupo de estudos no Telegram (gratuito) sobre fundos imobiliários, basta baixar o aplicativo do Telegram e entrar: ENTRAR NO GRUPO (CLIQUE AQUI).

Acessar versão otimizada para dispositivos móveis.