6 Séries para Empreendedores: Aprenda se Divertindo

Engana-se quem acha que a televisão não tem outro papel que não seja o de entreter. Afinal, não há apenas produções com a intenção de divertir e relaxar. Há também programas que ensinam lições valiosas para quem procura crescer profissionalmente, como as séries para empreendedores.

Por essa razão, reunimos neste post 6 títulos que você não pode deixar de assistir. Acompanhe abaixo a nossa lista e veja como empreender é uma tarefa mais simples do que parece.

1. Suits

Na história, o jovem Mike Ross (Patrick J. Adams) largou a faculdade e nunca concluiu o curso de Direito. Todavia, ele nunca deixou de nutrir uma enorme vontade de atuar na área.

Por uma ironia do destino, acaba conhecendo Harvey Specter (Gabriel Macht), um dos melhores advogados de Nova York. Specter, surpreendido pela capacidade de memorização e compreensão das leis que Mike possui, acaba contratando-o para trabalhar no seu escritório.

Aos poucos somos apresentados à rotina corrida que ambos possuem para negociar e obter os resultados que seus clientes desejam. Mas ao contrário do que você imagina, a trama não se limita às questões jurídicas. Ela se aprofunda também em outros aspectos do mundo corporativo.

Um deles, por exemplo, é sobre como enxergar uma possibilidade em cada obstáculo. Para ter um futuro profissional de sucesso, é preciso enxergar além e pensar “fora da caixinha”. Nunca deixando, obviamente, de investir em sua própria capacitação.

2. Mad Men

A série nos apresenta Don Draper (Jon Hamm), um dos publicitários mais talentosos da década de 1960 em New York. Abordando o clima da época, somos apresentados à sua rotina, dividida entre a agência e a vida com a família.

E é justamente no seu ambiente de trabalho que Don precisa lidar com uma série de situações. Entre elas, a aquisição de novos clientes em um período de grande movimentação social e política. Além disso, ele enfrenta também a ambição e a disputa pelo poder com seus colegas diariamente.

Ao longo das suas cinco temporadas, Mad Men aborda dois pontos bastante relevantes. Em primeiro lugar, a importância do marketing no relacionamento das marcas com seus consumidores. Além disso, a série também ressalta a importância de empreender e investir para criar novas oportunidades e se destacar no mercado.

3. House of Cards

A Netflix não poderia ficar de fora desta lista, com uma das séries de maior destaque nos últimos anos.

Estamos falando de House of Cards, que segue a ascensão de Frank Underwood (Kevin Spacey) no centro da política norte-americana. O congressista tem apenas um único objetivo: se tornar o presidente dos Estados Unidos. Ou seja, o homem mais poderoso do mundo.

Ao longo da produção, aprendemos a articular com todos os tipos de parceiros — até mesmo os mais improváveis. Isso acontece porque é essencial ter uma boa estratégia de negociação e manter um bom networking. Ambas as ações, inclusive, são vivenciadas na prática pelo protagonista em sua busca para alavancar a carreira.

4. O Sócio

Este é outro seriado excelente para quem busca empreender. O programa é apresentado e estrelado pelo norte-americano Marcus Lemonis, um empresário bem-sucedido do mundo corporativo.

Durante os episódios, acompanhamos Lemonis ajudando outras empresas que estão com problemas financeiros ou à beira da falência. Ele investe pessoalmente uma quantia (que varia de acordo com cada companhia) para que elas se reergam e tornem-se lucrativas.

Em cada história, O Sócio ensina a visão de um empreendedor de sucesso para negócios de pequeno e médio portes. Sempre, é claro, com o objetivo de que elas apresentem ótimos resultados.

Para isso, ele aplica o seu próprio mantra pessoal, baseado em três “P”: o produto, os processos e as pessoas. Isso porque, segundo Lemonis, essa é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

5. Shark Tank

Imagine entrar em uma sala com cinco potenciais investidores. Agora, idealize apenas alguns poucos minutos para apresentar e defender o seu projeto — ou mesmo a sua empresa. Essa é a proposta de Shark Tank, também conhecido aqui no Brasil como “Negociando com Tubarões”. Mais uma dica que não poderia faltar entre as séries para empreendedores que você deve assistir.

Não é à toa que o programa ficou famoso entre aqueles que desejam empreender e crescer profissionalmente. Afinal, é a grande chance de apresentar a sua ideia a grandes empresários de sucesso. Caso tenha sucesso, você consegue o capital que necessita para pôr o seu negócio em prática e também a experiência de quem aplicou na sua ideia, o chamado smart money.

Só para convencer um dos investidores, o empreendedor precisa mostrar jogo de cintura e muito conhecimento sobre negócios. Além disso, a produção é uma ótima oportunidade para avaliar o que os jurados consideram como pontos negativos e positivos. E isso é válido tanto na hora de investir em um candidato como na hora de reprovar uma ideia.

6. Silicon Valley

Por fim, mas não menos importante, o último título da nossa lista: Silicon Valley, da HBO. Na trama, um grupo de programadores trabalha na região pólo de empresas científicas e de tecnologia — o Vale do Silício.

Embora tentem crescer nos seus respectivos cargos e alavancar a carreira, todos se sentem estagnados, explorados e sem perspectivas. Porém, todo esse pensamento muda depois que Richard (Thomas Middleditch) cria um algoritmo especial. Por meio dele, a equipe vai mudar de vida criando uma startup.

Para quem deseja começar seu próprio negócio, a série é um oásis de informações e referências. Afinal, retrata como grandes empreendedores chegaram ao topo mesmo quando não tinham nada. Tudo isso, claro, graças às suas capacidades de inovação, a uma boa gestão e à busca correta por investimento.

Gostou da nossa lista de séries para empreendedores? Com elas é possível aprender e se entreter ao mesmo tempo. E o melhor: absorvendo a importância de perceber o timing certo para investir no seu negócio. Afinal, depois que você aprende isso, passa a empreender com sucesso e a ter uma carreira repleta de êxitos.

Atualizado em

Por: Bruno Papi

Compartilhe esse artigo com mais pessoas: