A escolha estratégica de buscar e conquistar investidores que apliquem no seu negócio é algo comum no mundo empresarial. Por isso, muitos empresários procuram pelos investidores conhecidos como: smart money.
Apontados como responsáveis pelo crescimento de várias empresas no mercado, esses investidores aplicam principalmente o seu conhecimento adquirido ao longo da sua carreira profissional, como o seu network, ou seja, o seu relacionamento.
Nós elaboramos este artigo para que você consiga entender o papel e a importância do smart money no mercado empresarial, além de conhecer as vantagens que esse tipo de investimento pode gerar ao seu empreendimento. Acompanhe!
O que é smart money?
Smart money ou “dinheiro inteligente”, na tradução livre do inglês para o português, é definido de duas maneiras distintas: alta quantia de capital aplicada por investidores experientes e bem informados; ou como a entrada de um investidor, que além de investir, viabiliza a sua experiência profissional em favor da empresa.
Em geral, essa é uma estratégia implementada pelos gestores quando o objetivo da empresa é ganhar espaço no mercado, ou seja, se desenvolver e crescer no seu mercado de atuação. Porém, também é utilizada no início de um empreendimento.
Importância para empresas no mercado
Uma das principais características que a estratégia de atrair o smart money acrescenta à sua empresa é o valor no mercado, já que ele é um investidor que dedica lições profissionais e recomendações, além do seu volume de capital.
O seu network é outro aporte ao adquirir esse tipo de ajuda, pois esse investidor poderá apresentar-lhe contatos relevantes, que ajudarão a desenvolver o seu negócio.
Ele pode ser comparado ao consultor da sua empresa, já que o smart money estará disponível para sanar quaisquer dúvidas que sejam do seu conhecimento, inclusive, dando exemplos e opções de soluções para determinados problemas.
Quais as vantagens do smart money?
Entre os tipos de investimentos disponíveis no mercado, o smart money aporta benefícios maiores que uma simples aplicação econômica dentro de uma organização.
Para que você possa escolher de maneira consciente a melhor modalidade de aplicação para o seu negócio, nós, da Criando Futuro, listamos algumas das vantagens mais relevantes do smart money. Confira-os:
- Disponibilidade para consultas sobre problemas da empresa;
- Network profissional;
- Experiência profissional em gestão financeira,
- Injeção de grandes quantias de capital, sem juros.
Como identificar um smart money?
Uma das características de um smart money no mercado financeiro são movimentações de grandes quantidades de capital, principalmente na Bolsa de Valores (B3) e no cenário das Startups, que recebem altos volumes de dinheiro em seu começo, através de fundos de investimentos ou crowdfunding.
Porém, nesse cenário, também estão presentes os investidores que copiam os smart money em busca de grandes retornos, o que torna mais difícil a identificação. Nesses casos, a melhor dica é acompanhar a B3 e outras plataformas de investimentos, localizando aquelas pessoas que obtiveram os melhores resultados.
Como atrair o smart money para o meu empreendimento?
Um recurso muito utilizado pelas startups — empresas emergentes —, o uso do smart money tem como principal objetivo conseguir que as organizações se estabeleçam rapidamente e com segurança no mercado, por meio dos caminhos indicados pelo investidor.
As empresas que demonstram potencial no mercado, com seus objetivos e área de atuação definidos, são pontos que chamam a atenção desse tipo de investidor, mas a melhor maneira de conquistá-lo é possuindo uma propriedade intelectual.
Criar novos produtos e serviços é uma maneira de liderar o mercado diante da concorrência, dando a oportunidade de criar novas tendências e atrair o smart money.
Evite o dumb money
Antagônico ao dinheiro inteligente, também existe no mercado o dinheiro burro. Conhecido pelo termo em inglês dumb money, este é um capital investido que não é atrelado a nenhum conhecimento que possa agregar à sua companhia.
Geralmente, esse investimento é um acordo realizado de maneira informal entre parentes ou amigos. Com essa modalidade, você poderá correr o risco de ceder alguma parte da sua gestão ou dar abertura para interferências.
Vale ressaltar que, se o aporte de capital for necessário e o smart money não for um caminho viável, o dumb money deve ser acordado por meio de um contrato formal e registrado, para que não haja conflitos futuros.
Gostou dessas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a ensinar outros futuros investidores!
Por: Bruno Papi