Voltar para a home

Como abrir Conta Digital para PJ e MEI. Qual a melhor?

Como abrir Conta Digital para PJ e MEI. Qual a melhor?

Abrir uma conta digital PJ (pessoa jurídica) é certamente um passo importante para todo empreendedor. Afinal, é um dos passos mais importantes para a formalização de seu empreendimento.

De fato, a conta bancária digital para pessoa jurídica é fundamental para a parte burocrática da empresa. Mas também para que o empreendedor tenha seus controles em dia.

Por isso, nesse texto você vai descobrir como abrir sua conta PJ digital e como ela funciona, com detalhes importantes.

Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esse tema, certamente terá nesse artigo um grande aliado.

Como abrir conta digital PJ

Boa parte das pessoas já possuem contas digitais, às vezes até mais do que uma.

Quanto falamos de conta digital PJ, isto é, para pessoa jurídica (empresas), alguns detalhes são específicos e importantes.

No entanto, a experiência é similar à conta digital pessoa física, ou seja, é fácil, rápida e 100% online, tudo acontece pelo aplicativo.

O que é a conta PJ?

Conforme já mencionamos no começo deste artigo, uma conta PJ é uma conta bancária feita para empresas.Por isso, existem características diferentes de uma conta pessoal.

É comum que as contas digital PJ tenham como um dos pontos mais importantes, por exemplo, a emissão de boletos de cobrança.

Além disso, para abrir uma conta jurídica, é necessário que a empresa tenha sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – o conhecido CNPJ, ou seja, ela precisa ser uma empresa formalizada.

Como abrir conta digital PJ pela internet

Sem dúvida, abrir uma conta digital PJ pela internet é a alternativa mais buscada por empreendedores. Principalmente aqueles que possuem empresas menores e que primam pela facilidade e simplicidade nos negócios.

Mas, como dissemos, a conta digital pessoa jurídica tem características bem definidas. Por isso, precisa de questões mais detalhadas.

Em primeiro lugar, para abrir a conta digital pessoa jurídica é necessário entrar no site ou aplicativo da instituição de sua preferência. Então, é só seguir o fluxo da instituição, que detalha o passo a passo.

É verdade que cada instituição tem suas próprias regras e características. Mas, normalmente, para abrir uma conta digital PJ, as empresas solicitam algumas informações e documentos básicos.

Conheça alguns deles:

  • CNPJ e Razão Social;
  • CPF do responsável;
  • Nome fantasia;
  • Informações básicas da empresa, como: grupo econômico (se houver), data de fundação e registro, principal atividade econômica (CNAE), tipo de controle (privado ou público), nº do registro no órgão, valor capital social, data da última alteração contratual, principais produtos da empresa;
  • Endereço comercial e de correspondência;
  • Sócios, acionistas, diretoria, representantes legais e procuradores (se houver);
  • Referências: clientes, fornecedores, bancária;
  • Modelo de tributação;
  • Documentos dos sócios, acionistas, diretoria, representantes legais e procuradores (aplicado para quem não for correntista PF do Banco Inter), documento de identificação e comprovante de endereço;
  • Faturamento dos últimos 12 meses ou previsão de faturamento;
  • Documento de registro da empresa (como Contrato Social, Estatuto Social ou Requerimento de Empresário).

Qual a melhor conta digital pessoa jurídica?

Felizmente, ao longo dos últimos anos, surgiram diversas fintechs que passaram a oferecer contas digitais PJ.

O movimento das fintechs fez com que os bancos tradicionais passassem a destinar uma atenção especial ao nicho.

A concorrência e a oportunidade de explorar de forma inteligente o nicho trouxe ao setor de conta digital PJ muitas novidades. E mais facilidades para os empreendedores.

Se você busca uma conta digital pessoa jurídica, confira essa lista abaixo. Nós vamos comentar um pouco sobre as características das principais contas que existem atualmente.

Conta PJ: Nubank

A conta PJ do Nubank é uma conta jurídica sem taxas de manutenção, totalmente digital e sem burocracias. Ela foi criada para autônomos, MEIs e donos de pequenas empresas.

Por outro lado, a conta PJ do Nubank não é indicada para empresas:

  • Com mais de um sócio – a conta só está disponível para empresas de sócio único (tipo societário MEI, EI ou EIRELI; LTDA ainda não são permitidas);
  • Não formalizadas – ou seja, que não têm CNPJ;
  • Que precisam de uma conta jurídica para ser a conta destino de maquininhas – essa funcionalidade ainda não está disponível na conta digital PJ do Nubank.

Conta PJ: Banco Inter

A conta digital PJ no banco Inter é voltada para empresas constituídas como EI, EIRELI, LTDA, SA ou Condomínio.

Além disso, o Banco Inter oferece para empresas MEI algumas vantagens e facilidades. Ela possui todos os serviços de uma conta corrente tradicional.

A movimentação é feita pelo mesmo app onde é feita a movimentação da conta digital pessoa física.

Com isenção total de tarifas, a conta digital MEI do Banco Inter oferece cartão de débito com saques gratuitos. Além de integração com os demais produtos do banco, como investimentos, seguros e linhas de crédito.

Conta PJ: Santander

Dentre os bancos considerados tradicionais, o banco Santander é uma opção a ser considerada. Afinal, ele é um dos bancos que mais destinam esforços para atender ao nicho de pessoa jurídica.

Para contas 100% digital, o banco atende somente as empresas: MEI, EI e EIRELI, com 1 sócio.

Caso o negócio tenha dois ou mais sócios, é necessário procurar uma das agências do Santander para prosseguir com a abertura da conta PJ.

Conta PJ: Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras mais tradicionais do país.

Dentro do universo de contas digitais PJ, eles também oferecem uma opção: a BB Conta Fácil Microempreendedor.

A Conta Fácil MEI é 100% digital e os clientes abrem a conta pelo celular sem precisar ir até uma agência.

Ela tem todos os benefícios, como cartão de débito, débito automático e maquininha Cielo Mobile.

Conta PJ: Neon

O Neon é uma das fintechs que mais trouxeram inovações e concorrência para o mercado bancário no Brasil.

No entanto, em 2021 ele decidiu descontinuar sua conta digital de pessoas jurídicas.

Em comunicado oficial a empresa se manifestou da seguinte forma:

“A Neon optou por descontinuar o serviço de conta PJ, que representava menos de 1% do total de clientes do segmento pessoa jurídica.

Com isso a Neon poderá focar seus esforços para atender ainda melhor o cliente MEI, trazendo soluções adequadas para esse público como maquininha, cartão de crédito, boleto turbinado e pagamento do imposto mensal em um clique, além das melhores taxas do mercado.

Os clientes de contas PJ foram comunicados com um prazo de 30 dias úteis para retirar o dinheiro da conta.”

Portanto, o Neon atualmente disponibiliza apenas conta digital PJ para clientes MEI. E claro, com abertura de conta totalmente online.

Conta digital MEI

Você provavelmente já percebeu que existem diferenças entre os tipos de contas empresariais nas diversas instituições.

Em especial, diferenças entre as tradicionais contas Pessoa Jurídica (digitais ou não) e as chamadas contas MEI.

Para que tudo fique claro, vale lembrar o que é Microempreendedor Individual (MEI). É a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Para ser MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 81 mil por ano. Além de exercer, de forma independente, tão-somente as ocupações constantes do Anexo XIII da Resolução CGSN 140/2018.

O MEI deve possuir um único estabelecimento, não pode participar de outra empresa como titular, sócio ou administrador. Também não pode contratar mais de um empregado.

A conta digital MEI surge justamente para apresentar a esse empreendedor a oportunidade de ter uma conta digital. E com menos exigências técnicas do que a tradicional PJ.

É uma conta corrente empresarial para MEI, pensada para facilitar o dia-a-dia do negócio.

Com a modalidade de conta digital MEI, se faz todas as movimentações bancárias da empresa via Internet Banking ou App. Tudo com isenção total de tarifas.

Conta digital PJ com cartão de crédito

Um dos objetivos mais buscados por empreendedores na hora de encontrar uma conta digital PJ é a disponibilização do cartão de crédito.

Infelizmente, dada a natureza desse tipo de conta, isso não é comum.

As instituições geralmente não oferecem, a princípio, um cartão de crédito para todos os clientes que têm conta digital PJ.

Os processos de avaliação de risco e crédito são considerados. Ao longo do relacionamento das empresas com a instituição financeira, o produto pode ser oferecido.

Ainda assim, é importante destacar que existem para os empreendedores linhas de crédito. E elas podem ser mais baratas e mais efetivas para o negócio.

Qual a melhor conta digital PJ?

Atualmente uma revolução tecnológica está sendo feita no Brasil dentro do segmento financeiro. Principalmente com a chegada do Pix.

Hoje muitos empreendedores trabalham com as contas digitais PJ porque precisam de maquininhas. Afinal, elas facilitam muito a venda dos produtos.

Atualmente, os empreendedores podem receber os pagamentos imediatamente através do Pix de forma rápida, barata e segura.

A conta digital para pessoa jurídica é, sem dúvida, um assunto muito importante. A competição entre as empresas foi importante e trouxe opções para o mercado.

Recomendo que veja o que cada instituição oferece para o seu negócio, antes de abrir a sua conta digital PJ.  A minha empresa, por exemplo, possui a conta digital PJ do Banco Inter, porque é gratuita e possui um bom atendimento, além de oferecer todos os produtos de um banco tradicional.

Porém, o Banco Inter não possui agências físicas pelo país todo e não considero um problema, porque não gosto de visitar agências bancários e acho um desperdício do meu tempo. Mas, talvez você goste disso e veja alguma vantagem, então os bancos tradicionais podem servir melhor.

Como sugestão final, visite as redes sociais de cada empresa e verifique a reputação das mesmas no site Reclame Aqui e no Banco Central. Caso não esteja contente com a sua conta digital PJ atual, não tenha medo de buscar uma solução melhor.

Por: Bruno Papi