O Grande Reset Mundial foi uma proposta apresentada na reunião do Fórum Econômico Mundial em que consistia na reinicialização do modelo atual de capitalismo.
O intuito, em teoria, é promover um desenvolvimento mais sustentável. Porém, as medidas propostas podem mudar totalmente a economia mundial e não apenas os aspectos ambientais.
Lembrando que, apesar de falarmos sobre o grande reset mundial, esse texto não deve ser visto como uma indicação ou recomendação do que você deve ou não fazer com os seus investimentos.
O que é o grande reset mundial?
O grande reset, Great Reset ou grande reinicialização, é uma iniciativa que visa mudar o capitalismo atual. Em síntese, em junho de 2020, o Fórum Econômico Mundial, lançou uma iniciativa onde pedia que as pessoas encarassem a pandemia como uma oportunidade para o chamado Great Reset econômico mundial.
No lançamento da iniciativa foi divulgado um vídeo onde se intercalava um mundo caótico (furacões, incêndios e animais mortos), com o discurso do príncipe Charles defendendo que estava na hora de agir e criar indústrias mais sustentáveis.
Além disso, Klaus Schwab explicou em um artigo qual a ideia central do grande reset. No texto, o chefe do Fórum Econômico Mundial explicou que a pandemia é uma oportunidade rara de refletir e agir em prol de um mundo mais saudável, justo e próspero.
Além do vídeo e artigo, a iniciativa do grande reset mundial conta também com um podcast e um livro de 280 páginas. Apesar de no primeiro momento a iniciativa ser importante e válida, na prática o plano proposto é um pouco vago e pode resultar no fortalecimento do papel do Estado.
Isso porque Klaus Schwab não fala apenas sobre um mundo mais sustentável, ele discorre também sobre o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis, imposto sobre riqueza e temas como tecnologia, segurança internacional e futuro do trabalho.
Ou seja, a iniciativa está disposta a interferir em diversos aspectos do nosso padrão de vida e não apenas na adoção de medidas mais sustentáveis pelas empresas. Sendo assim, as medidas tomadas podem impactar a vida da sociedade como um todo.
Fórum Econômico Mundial
Criado em 1971, o Fórum Econômico Mundial é considerado como uma organização internacional sem fins lucrativos, cuja sede está na cidade de Genebra, na Suíça. O Fórum é conhecido por sua reunião anual que ocorre, geralmente, em Davos, na Suíça.
Nessa reunião vários líderes políticos e representantes de grandes empresas discutem diretrizes para a economia global. Além disso, o Fórum possui um forte papel político. Por exemplo, em 1992 ele promoveu um encontro entre Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk, opositores na África do Sul.
No entanto, nos anos 2000, o Fórum se tornou alvo de várias críticas e protestos, pois ele defende o modelo de globalização corporativa como um processo sem volta.
Isso fez com que os ativistas responsabilizassem o Fórum pela destruição do meio ambiente e pelo aumento da miséria. Inclusive, em 2001 houve a primeira reunião do Fórum Social Mundial no Brasil como uma maneira de oposição ao Fórum de Davos.
Críticas e teoria da conspiração
As propostas do grande reset mundial enfrentam críticas das mais diversas fontes, como, por exemplo, das figuras políticas conservadoras e meios de comunicação. A principal crítica é a de que a iniciativa está pressionando a favor de políticas ambientais que são prejudiciais para a economia.
Sendo que, existem questionamentos sobre o papel influente de indivíduos não-eleitos como Klaus Schwab, em iniciativas que poderiam mudar a economia global. Entretanto, a principal discussão que surgiu na internet não foi sobre as questões políticas e as ameaças as liberdades que a proposta criou, mas apenas tentaram ridicularizar qualquer um que questionasse o plano do Fórum Econômico Mundial.
Desse modo, segundo a pesquisa da BBC Monitoring, a expressão great reset foi compartilhada mais de dois milhões de vezes no Twitter e teve mais de oito milhões de interações no Facebook, desde o lançamento da iniciativa.
Dentre as postagens mais populares que envolvem o grande reset mundial, estão alegações de que a iniciativa é uma conspiração da elite global que teria planejado e gerido a pandemia para fortalecer a proposta.
Nesse sentido, os defensores da teoria acreditam que as restrições de bloqueio foram realizadas para causar o colapso econômico e não para conter o avanço do vírus. Logo, a intenção seria a dominação de um governo mundial, com viés socialista, dirigido em benefício de políticos e empresários poderosos.
Essa teoria, chamada de conspiratória pela grande mídia, ganhou espaço entre vários grupos conservadores. As publicações começaram a circular na internet no final de junho de 2020, porém, ganharam força significativa no final do mesmo ano.
É importante destacar que muitas das especulações em torno do grande reset não são novas.
Na verdade, a ideia da possibilidade de um governo mundial totalitário existe desde 1960 com o nome de Nova Ordem Mundial. Sendo que, essa mesma ideia, foi também proposta no século XVIII.
Os fatos sobre o Grande Reset Mundial
Após se reunir no 50º no Fórum Econômico Mundial, foi tornado público os três principais objetivos estabelecidos na reunião:
- Criação de condições para uma economia de partes interessadas;
- Construção mais resiliente, equitativa e sustentável, baseada em parâmetros ambientais, sociais e de governança e que incorporaria mais projetos de infraestrutura pública verde;
- Aproveitar as inovações da quarta revolução industrial para o bem público.
Foi nessa reunião que lançaram o vídeo e defenderam o reinício do capitalismo. Depois disso, surgiram as denúncias pela internet e as pessoas, no geral, começaram a se questionar sobre a real intenção dos participantes da reunião do Fórum.
Baseada nos ideais do grande reset mundial, várias medidas polêmicas poderiam ser tomadas, como, por exemplo, o fim do dinheiro como conhecemos hoje e a criação de moedas digitais. Essa medida traria uma série de desvantagens para o cidadão, já que o governo teria um controle muito maior sobre as transações.
Uma forma de fugir dessa centralização do governo, poderia ser recorrer às moedas digitais descentralizadas como, por exemplo, o Bitcoin e Ethereum.
Conclusão: Grande Reset, verdade ou mentira?
É difícil chegar numa conclusão sincera sobre a possibilidade do Grande Reset Mundial ser uma teoria das conspiração ou uma proposta real.
Existem defensores dos dois lados que apresentam versões distintas das motivações por trás das proposta do Fórum Econômico Mundial, mas é inegável que existe uma polarização política em volta desse tema.
Você acredita que o Grande Reset está acontecendo ou que não passa de mais uma teoria conspiratória?
Independente da sua crença, o ideal é ficarmos preparados para as emergências, criar um bom fundo de emergência e investir para proteger o patrimônio. Isso é o que ensinamos no Treinamento de Educação Financeira e você pode inscrever-se agora mesmo, veja abaixo!
Aprenda como criar sua reserva de emergência e proteger seu patrimônio (100% online e gratuito)
Treinamento Financeiro
Faça agora mesmo o nosso Treinamento de Finanças, online e totalmente gratuito!
Quero participar!Por: Bruno Papi