Saiba como resgatar uma aplicação no Tesouro Direto

Realizar uma aplicação no Tesouro Direto conta com uma série de benefícios. Porém, essa forma de investimento ainda é pouco utilizada, pois a maior parte dos investidores brasileiros ainda insiste em apostar na poupança.

Com a queda da rentabilidade, todavia, a poupança vem se tornando bem menos atrativa. Investir na poupança não é mais um bom negócio, especialmente considerando o cenário atual.

Devido à crise econômica, enquanto os rendimentos nos fundos de renda fixa acompanham a taxa Selic, a poupança foi reduzida em 2,62% ao ano. A alta da inflação também já supera o seu índice de correção, por isso, a poupança está mais próxima de ser uma forma de perder dinheiro, do que ganhar.

Os títulos do Tesouro Direto, por sua vez, contam com uma rentabilidade acima da inflação. Especialmente em um cenário de crise, esse tipo de investimento continua sendo uma das melhores opções. Ainda que sobre esse investimento incidam o IOF e o IR, mesmo assim, ele vale a pena!

Mais do que o retorno para quem faz a aplicação no Tesouro Direto, esse investimento vem apresentando novas facilidades para investidores. Agora é possível acompanhar o investimento de forma bem mais fácil. Além disso, as formas de resgate foram facilitadas.

Hoje, o Tesouro Direto já conta com mais de 1 milhão de investidores cadastrados. Para quem não tem muito dinheiro, mas visa o investimento em longo prazo, essa é uma das opções mais rentáveis atualmente. E, como é possível resgatar os valores a qualquer momento, esses títulos tornam-se cada vez mais atrativos.

Para quem já investe nos Títulos do Tesouro direto, vale a pena conferir as novidades para o resgate. Quer saber quando, como e onde resgatar sua aplicação no Tesouro Direto? Então continue a leitura desta aula!

Como resgatar minha aplicação no Tesouro Direto?

Quem investe em títulos públicos empresta dinheiro ao governo, tornando-se um credor. Em troca, o investidor recebe os juros decorrentes desse empréstimo.

Como contam com liquidez diária, os títulos do Tesouro Direto podem ser resgatados pelo investidor sempre que ele desejar. Em outras palavras, mesmo que o investidor compre um título com vencimento em 2045, não é preciso aguardar todo esse tempo para resgatar seu dinheiro corrigido com juros.

No entanto, é importante, ao fazer o resgate, que o investidor observe as condições de mercado para não perder dinheiro.

Vale destacar que o governo recompra os papéis todos os dias úteis. Quando revende um título e os recursos são resgatados, o investidor ganha rentabilidade correspondente a essa data.

Essa dinâmica só se altera quando ocorrem as reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), permitindo apenas a venda dos títulos do Tesouro Selic.

A escolha do tipo do título também influencia no resultado da aplicação e pode fazer com que o resgate seja mais ou menos vantajoso. Para fazer o resgate da aplicação, só é preciso acessar o Portal do Tesouro, mas algumas corretoras podem exigir que utilize o sistema interno delas.

Qual é o melhor momento para resgatar minha aplicação no Tesouro Direto?

Como explicamos, não é preciso esperar o vencimento do título para fazer o resgate. No entanto, é preciso destacar que os Títulos do Tesouro Direto variam diariamente de acordo com os preços e as condições do mercado.

Segundo as operações realizadas pelos agentes financeiros e as previsões para a taxa de juros, esses títulos podem ter retorno um diferente. Na prática, isso significa que, caso o investidor venda seu título antes do vencimento, ele pode ganhar mais do que a estimativa, mas também pode perder dinheiro.

O segredo é avaliar se o título é prefixado ou pós-fixado antes de planejar o melhor momento do resgate.

No caso dos títulos prefixado, se os juros do mercado aumentarem e a inflação projetada for maior do que aquela na época da aquisição do título, o resgate terá um valor menor do que se fosse feito com um título pós-fixado.

Em contrapartida, caso a taxa base da economia caia, a venda de um título prefixado será lucrativa, já que o seu investimento pagará uma taxa superior àquela que está sendo praticada no mercado.

Horários para o resgate e outras facilidades

Nos últimos anos, o governo promoveu uma série de mudanças tornando os Títulos do Tesouro Público mais atraentes aos investidores. Uma dessas mudanças diz respeito aos horários para o resgate, que foram ampliados.

O resgate dos títulos pode ser feito entre 9h30 às 18h nos dias úteis e, das 18h às 5h nos finais de semana e feriados.

  1. Das 9h30 às 18h, nos dias úteis, os investimentos e resgates serão processados com os preços e taxas disponíveis no momento da transação;
  2. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado, os investimentos e resgates poderão ser realizados, mas serão liquidados com os preços de abertura do dia útil seguinte. Nesse período, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência;
  3. Por fim, nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.

Além disso, o Tesouro Direito conta com um aplicativo que permite que os resgates sejam feitos diretamente do smartphone ou tablet. Além do resgate, o usuário pode realizar outros investimentos, agendamentos e consultas de extratos por meio dos seus gadgets, o aplicativo está disponível para Android e iOS (iPhone).

Juntamente com o aplicativo, os usuários poderão receber informações via SMS sobre suas operações, além de notificações sobre cobranças de taxas e extratos. Pelo e-mail, o usuário também pode receber mensagens informando o status das suas transações e futuras operações.

Com essas facilidades, o processamento das operações pode ser feito com os preços e as taxas disponíveis no momento da transação, além disso, como o investidor conta com todas as informações necessárias, sua atuação pode ser mais bem planejada.

Educação financeira

O Tesouro Direto não está apenas se popularizando: ele vem se transformando em uma porta de entrada para quem quer investir no mercado de capitais, porém não são todas as pessoas que contam com conhecimentos sobre esse tipo de investimento e nem sempre as informações disponibilizadas são facilitadas para leigos.

Em razão disso, outra novidade criada desde o final do ano passado é uma ferramenta de treinamento on-line. Por meio dela, os investidores têm acesso a um curso gratuito. Iniciantes ou investidores com conhecimentos mais avançados podem acessar o treinamento.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como fazer aplicação no Tesouro Direto, outra dica é dar uma olhada no nosso guia completo para quem quer investir sem medo e ter bons resultados.

Espero que essa aula tenha sido útil para você e, se gostou, compartilhe com os seus amigos!

Atualizado em

Por: Bruno Papi

Compartilhe esse artigo com mais pessoas: