Agora é oficial, o Governo liberou o saque do FGTS de contas inativas e mais de 30 milhões de trabalhadores vão ter o direito de retirar seu dinheiro. Nessa aula vamos te ensinar tudo o que precisa saber sobre o saque de contas inativas do FGTS, quem pode sacar, quanto pode sacar, como consultar o seu saldo passo a passo e o que você pode fazer com esse dinheiro extra.
O calendário de saques já foi informado e começa a partir do dia 10 de março de 2017, veja se você é um dos sortudos ou vai ter de esperar mais alguns meses. Lembrando que o último dia para retirar o seu dinheiro é 31 de Julho de 2017, depois disso não será mais possível sacar nessas condições.
Nasceu em: | Pode sacar em: |
Janeiro ou Fevereiro | 10 de Março |
Março, Abril ou Maio | 10 de Abril |
Junho, Julho ou Agosto | 12 de Maio |
Setembro, Outubro ou Novembro | 16 de Junho |
Dezembro | 14 de Julho |
Tenho direito ao saque de conta inativa do FGTS?
Você pode fazer o saque se possui saldo em contas inativas até dia 31 de Dezembro de 2015. Uma conta fica inativa quando a empresa deixa de receber depósitos da empresa, isso ocorre devido à demissão com justa causa ou quando o pedido é feito pelo empregado. Pode ser feito o saque de contas inativas mesmo se você ainda estiver trabalhando, porém não pode retirar o dinheiro de contas ainda ativas, por exemplo, do seu emprego atual.
Estou trabalhando, tenho direito a sacar?
Sim, se você possuir contas inativas até 31 de Dezembro de 2015, pode fazer o saque do saldo dessas contas. O que não poderá retirar é o saldo do seu emprego atual, pois a conta está ativa.
Tenho várias contas inativas. De qual posso sacar?
Você pode sacar de todas as contas inativas até a data de 31 de Dezembro de 2015, ou seja, se pediu demissão de 2 ou mais empregos até essa data e não sacou, poderá pedir todo aquele dinheiro que está em suas contas inativas.
Posso sacar tudo de uma vez?
Sim, não existe limite para saque. Com o Cartão Cidadão poderá sacar até R$ 3000,00 nos caixas eletrônicos ou lotéricas. Valores maiores só podem ser retirados nos caixas presenciais, dentro das agências da CEF, mesmo sem o Cartão Cidadão.
Como saber quanto posso sacar?
Você pode consultar o saldo das suas contas inativas do FGTS por meio do aplicativo ou site fornecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF), veja a explicação completa no vídeo abaixo.
Aplicativo do FGTS: Baixe pelo celular Consulte seu FGTS da Caixa
Site da Caixa: Caixa.gov.br
SMS (mensagem no seu telefone)
Telefone: 0800 726-0207
Agências e Lotéricas: No caso das lotéricas você precisa levar o Cartão Cidadão para ver o saldo.
Como consultar pela internet?
1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal.
2. Informe seu NIS ou PIS e senha.
3. Se for o seu primeiro acesso, clique em "Cadastrar Senha".
4. Aceite os termos de adesão, o serviço é gratuito.
5. Finalize seu cadastro, preenchendo os dados do formulário corretamente e a senha será enviada por correspondência ou e-mail.
6. Com senhas em mãos, volte para o item 1 e acesse o sistema para consultar o seu saldo.
Quais os documentos necessários pro saque?
Os trabalhadores que não possuem Cartão Cidadão ou que possuem o cartão, mas irão sacar valor superior a R$ 3.000,00, poderão sacar o FGTS em qualquer uma das agências da Caixa, levando:
- Documentos pessoais (RG, CPF ou equivalentes);
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Número do PIS.
Pode ser que algumas agências exijam documentação adicional, verifique na mais próxima de você.
Sou obrigado a sacar o dinheiro?
Não, você pode deixar o dinheiro no FGTS, mesmo sabendo que não existe nenhum benefício em fazer isso. O FGTS rende 3% ao ano mais taxa referencial (TR), isso é o equivalente a 50% menos do que a poupança e em aplicações mais seguras você pode conseguir quase 3 vezes mais, por exemplo, investindo no Tesouro Direto.
O que fazer com esse dinheiro?
É importante que você retire todo o seu dinheiro do FGTS, afinal está perdendo muito com ele parado lá. Não pense duas vezes para sacar. Uma boa recomendação é primeiro deixar a casa em ordem, pagando as dívidas de cartão de crédito, empréstimo pessoal ou cheque especial.
Agora, se você não possui dívidas ou sobrou alguma coisa depois desse pente fino, então a melhor coisa que pode fazer por você mesmo é investir. Existem vários investimentos seguros, onde você pode começar a investir mesmo com pouca grana.
Compartilhe essa aula com seus amigos e amigas, assim eles podem se programar para fazer seus saques e já pensar o que fazer com o dinheiro extra que vai entrar.
Por: Bruno Papi